O Ensino de filosofia: a música como possível instrumento metrológico ao conhecimento filosófico.
Por: Andi0511 • 22/4/2019 • Trabalho acadêmico • 11.955 Palavras (48 Páginas) • 403 Visualizações
Universidade do Estado do Pará[pic 1][pic 2]
Centro de Ciências Sociais e Educação
Curso de Licenciatura em Filosofia
Andiara Jéssica Telles Lopes
O ENSINO DE FILOSOFIA:
a música como possível instrumento metodológico ao conhecimento filosófico.
Belém
2017
[pic 3]
Andiara Jéssica Telles Lopes
O ensino de filosofia:
A música como possível instrumento metodológico ao conhecimento filosófico.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura Plena em Filosofia, da Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação. Orientador: Professor Dr. Antônio Carlos Teles da Silva.
Belém
2017
[pic 4]
Andiara Jéssica Telles Lopes
O ensino de filosofia:
A música como possível instrumento metodológico ao conhecimento filosófico.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura Plena em Filosofia, da Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação. Orientador: Professor Dr. Antônio Carlos Teles da Silva.
Data de aprovação: 14/12/2017
Banca Examinadora
____________________________________ Orientador
Prof. Dr. Antônio Carlos Teles da Silva
Doutor em Teologia
Universidade do Estado do Pará
____________________________________ Examinador
Prof. Dr. Antônio Jorge Paraense da Paixão
Doutor em Educação
Universidade do Estado do Pará
____________________________________ Examinador
Prof. Dr. Ubiratan Barbosa do Amaral
Doutor em Filosofia
Universidade do Estado do Pará
Belém/ PA
2017
[pic 5]
Para meu avô Carlos Alberto Aguiar Telles(in memoriam), meu eterno afago.
AGRADECIMENTOS[pic 6]
Ao meu orientador, professor Doutor Antônio Carlos Teles da Silva, por sua dedicação, contribuição e paciência.
A Universidade do Estado do Pará, em especial aos professores que compõem o quadro funcional do curso de Licenciatura em Filosofia, por me proporcionar qualificação profissional e amadurecimento pessoal ao longos destes anos.
Aos meus companheiros de sala de aula, por compartilhar momentos de aprendizados, pelas altas conversas e bate papos filosóficos que tivemos ao longo da graduação.
Aos meus pais, Roger Lopes e Cláudia Lopes, pelo apoio, dedicação e condição para que eu pudesse estudar.
Aos meus familiares, Vó Lucimar Telles, Mano Roger Júlio, Tia Mônica, Tia Lúcia, prima Inaira e todos aqueles que torceram por mim e me ajudaram direta ou indiretamente ao longo de todo minha vida e nesse processo de formação acadêmica.
A minha amiga, Halessa Paixão, pelo apoio, auxilio e incentivo que sempre me proporcionou, ainda mais nesse processo.
E ao meu amor, Raphael Mendes, por ser a pessoa que sempre me incentivou a alcançar meus objetivos e me apoiou em diversos momentos difíceis nessa jornada.
RESUMO[pic 7][pic 8]
LOPES, Andiara Jéssica. O ensino de filosofia: a música como possível instrumento metodológico ao conhecimento filosófico. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Estado do Pará: Belém-PA, 2017.
Este trabalho buscou expor sobre a possível contribuição que a relação filosofia e arte, com ênfase na música, pode oferecer ao ensino de filosofia. A pesquisa fundamentou-se através de levantamentos bibliográficas, artigos, teses e dissertações que apontavam sobre a temática, possibilitando embasamento teórico para descrever sobre a contextualização do pensamento filosófico, a relação da filosofia com a arte, sobre o ensino de filosofia, apresentando relevâncias, dificuldades e alguns argumentos que visavam contribuições a disciplina. Além da explanação sobre a importância da música como expressão sensorial e cognitiva dos indivíduos. Impulsionando, portanto, para aplicabilidade de uma pesquisa de campo, em uma escola estadual de ensino médio, situada na região metropolitana de Belém/Pa. Para tanto, utilizou-se a música como suporte metodológico à dinamização e potencialidade do conhecimento filosófico, através do uso da música Belém Pará Brasil, da banda Mosaico de Ravena, cuja contextualização aborda aspectos sociais pertencentes a realidade da região norte do Brasil. Posteriormente, aplicou-se um questionário composto por perguntas relacionadas com a abordagem que a música tratava, visando a compreensão, a percepção e a aproximação dos alunos com os conhecimentos filosóficos. Observou-se, então, que a utilização de instrumentos didáticos nas aulas de Filosofia aliados a arte, tal como foi a utilização da música, podem concretizar a aprendizagem em uma perspectiva mais significativa.
Palavras-chave: Ensino. Filosofia. Didática. Música.
ABSTRACT[pic 9]
LOPES, Andiara Jéssica. The philosophy teaching: the music as possible instrument metodológico to the philosophical knowledge. Work of Conclusion of Course. University of the State of the Pará: Belém-PA, 2017.
This work looked to expose on the possible contribution that the relation philosophy and art, with emphasis in the music, can offer to the philosophy teaching. The inquiry was substantiated through liftings bibliographical, articles, theses and dissertations that were beginning to appear on the theme, making possible theoretical foundation to describe on the contextualização of the philosophical thought, the relation of the philosophy with the art, on the philosophy teaching, presenting relevances, difficulties and some arguments that were aiming at contributions to discipline. Besides the explanation on the importance of the music as sensory and cognitive expression of the individuals. Driving, so, for applicability of a field work, in a state school of secondary education, situated in the metropolitan region of Belém/Pa. For so much, the music as support was used metodológico to the dinamização and potentiality of the philosophical knowledge, through the use of the music Belém Pará Brasil, of the band Mosaico de Ravena, whose contextualização boards social aspects pertaining to reality of the northern region of Brazil. Subsequently, there was applied a questionnaire composed by questions connected with the approach that the music was treating, aiming at the understanding, the perception and the approximation of the pupils with the philosophical knowledges. It was noticed, then, that the use of educational instruments in the classrooms of Philosophy allied to art, such as went to use of the music, they can make the apprenticeship real in a more significant perspective.
...