O FUNDAMENTO DA FILOFIA E EDUCAÇÃO
Por: Pratos de Kênia. • 4/12/2020 • Resenha • 349 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
FACULDADE UNIPLAN EM ARAGUAÍNA - TO
ACADÊMICAS: KENIA CRISTINA DE JESUS SILVA, SAMILA DE ARAUJO BARBOSA, SILVANIA, VANESSA PEREIRA
CURSO: PEDAGOGIA
PERÍODO: 2º
MATÉRIA: FUNDAMENTO DA FILOFIA E EDUCAÇÃO
RESUMO: KANT, EDUCAÇÃO PARA AUTONOMIA
O Filósofo Kant defende a liberdade de pensamento e de ação. Para ele o homem é tendente ao comodismo, tanto no pensamento quanto nas atitudes. Isso porque, já há aqueles que ocupam determinadas posições na sociedade, possuidores de especialidades para todas as áreas da vida e do conhecimento humano.
Kant defende a autonomia do ser humano. Para ele, não se deve aceitar o que é ditado sem qualquer questionamento. Todavia, os homens por preguiça mental acabam sendo facilmente alienados sem expressar qualquer reação ou questionamentos.
O filósofo adverte que os homens tendem a menoridade, pois é mais cômodo andar sobre a livre orientação de tutores, com isso, não alcançam a verdadeira maturidade e conseguintemente a liberdade.
Assim, o ser humano, em sua maioria, ocupa posição de pupilo, ou seja, como órfão que anda sempre sob a orientação de um tutor, sem esboçar uma identidade autêntica no pensar e sem uma visão de vida pela qual se torne conhecido.
Por conta desse comodismo há muitos sistemas fechados, sejam seculares ou religiosos, que obrigam seus membros a seguir de forma uniforme determinado pensamento sem a possibilidade de qualquer questionamento, sob pena de ser expulso daquele grupo específico ou sistema.
Tais sistemas fechados são verdadeiros castradores de opiniões próprias e da liberdade de agir e pensar. Também são fábricas de seres humanos medíocres e sem personalidade, ensinados a permanecerem eternamente na infância, em todas as áreas de suas vidas.
O ser humano para ir além da média, precisa expandir os seus pensamentos, desenvolver o seu senso crítico e sua capacidade de pensar, e essas realidades passam pela autonomia na vida.
A liberdade em todos os níveis (de crença, opinião) é o grande fundamento para a autonomia de um povo. Essa liberdade apenas será alcançada com a educação ministrada as pessoas, ensinando-as a pensarem na sua individualidade. Kant vê a liberdade como um sistema autopoiético, ou seja, capaz de se reproduzir e alcançar grandes proporções de forma independente e autônoma.
...