O Neoliberalismo
Por: jonascaetano • 22/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.988 Palavras (12 Páginas) • 440 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Rosemary de Souza Santos
Jonas Luiz Caetano
Mércia Cardoso
Alcione Cavalcanti Andrade
Alcione Carneiro
Maysa Martins
Valderez da Silva Lima
O SERVIÇO SOCIAL FRENTE AO NEOLIBERALISMO
[pic 3]
PAULISTA
2015
Rosemary de Souza Santos
Jonas Luiz Caetano
Mércia Cardoso
Alcione Cavalcanti Andrade
Alcione Carneiro
Maysa Martins
Valderez da Silva Lima
[pic 4]
O SERVIÇO SOCIAL FRENTE AO NEOLIBERALISMO
Trabalho apresentado às disciplinas de Sociologia, Filosofia, Ciência Política, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I do curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, 1º e 2º Flex. Sob a orientação dos Professores: José Adir, Mariana de Oliveira Lopes Vieira, Sergio de Goes Barboza e Rosane Ap. Belieiro Malvezz.
PAULISTA
2015
SUMÁRIO[pic 5]
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................4
2 PRODUÇÃO TEXTUAL........................................................................................5
2.1 Implementação do Neoliberalismo no Brasil.....................................................5
2.2 Principais características do Neoliberalismo....................................................8
2.3 Enfrentamento da questão social no contexto neoliberal..............................10
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................12
REFERÊNCIAS...................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
O neoliberalismo surgido após a Segunda Guerra Mundial, na Europa, desenvolveu-se especialmente na América do Norte, sob o domínio do capitalismo, tendo como objetivação e combater o Estado intervencionista e de Bem-Estar Social por está comportado nessa ideologia, o individualismo e o rebaixamento de direitos, recessão econômica, crise estrutural consequências que influenciaram a imediata apreciação política.
Dentre suas atuações em âmbito brasileiro, verifica-se que sua aplicabilidade se deu durante as décadas de 70, 80 e 90, vindas a substituir o capitalismo desenvolvimentista, e ao longo de sua atuação implicou na economia de praticamente todos os países da América Latina, consequenciando a perda de direitos já consagrados, entre esses a garantia do emprego e abertura do subemprego, degradação dos direitos sociais e de serviços públicos. As transformações das políticas sociais na contextualização ainda da década de 80, não apenas marcou o Brasil, mais todo o cenário internacional, focando-se com mais radicalização os Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália e Nova Zelândia, onde a globalização foi utilizada nesse período pelos especialistas neoliberais (Duménil, 2015).
Partindo dessa disposição o presente trabalho tem como objetivo central interpretar a implementação e principais características no Neoliberalismo principalmente no Brasil sob a ótica do serviço social quanto a questão social e as consequências neoliberais. E para a concretude dessa objetivação pautou-se em abordagem netnográfica apropriando-se de conhecimentos já publicados relativos ao tema proposto, de forma a analisar qualitativamente seis publicações eletrônicas, somadas a um disponível eletronicamente, onde por meio das averbações de Gerard Duménil, economista francês, que foi ponto chave para a elaboração desta introdução.
De forma que, são investidos nesse trabalho, três indicativos bibliográficos referentes ao contexto conceitual do Neoliberalismo no Brasil, seguido de abordagem as suas principais características e as questões sociais nesse contexto. De maneira a apresentar uma postura reflexão sobre o exercício profissional do Assistente Social no que se refere à Sociologia, Filosofia, Ciência Política, FHTM do Serviço Social, a fim de aprofundar os elementos constituintes estudados durante os estudos efetivados curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR, principalmente em 2015/02.
2 PRODUÇÃO TEXTUAL
2.1 Implementação do Neoliberalismo no Brasil
Como uma nova roupagem do capitalismo, o Neoliberalismo no Brasil se estabeleceu com mais veemência no governo do então presidente Collor no início da década de 90, firmando-se entre os anos de 1999 a 2002, quando o poder exercutivo do Brasil manteve-se na governança do Presidente Fernando Henrique Cardoso, seguindo majoritariamente ao Governo Lula, onde a predominância decorrente o poder da burguesia sob a classe desprovida, integrando mais ativamente os poderes dominantes internos brasileiros. “Política hegemônica do capital financeiro, visando através do crescimento das exportações, obter os dólares e a receita necessária para remunerar o capital financeiro nacional e internacional” (BOITO Jr., 2015 p. 272).
Nessa compreensão entende-se o Neoliberalismo como conjunto de políticas; movimento intelectual e ideologia. Quanto à aplicabilidade aos conceitos, o que mais tem surtido divergências entre os teóricos, é sem dúvida a aplicabilidade da definição como ideológica, porem, concorda-se com Duménil e Lévy (2015) a transmitir de forma subliminar a ideia de que a principal característica do neoliberalismo é “alusão/ilusão”, por essa atuar aludindo o real e em paralelo iludindo as classes “dominadas”.
...