Professor técnico E Professor Intelectual Crítico
Monografias: Professor técnico E Professor Intelectual Crítico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heidiane • 4/3/2014 • 360 Palavras (2 Páginas) • 4.684 Visualizações
As diferenças entre ser um professor técnico ou um professor intelectual crítico são muitas, começando pela formação profissional, esses não tem uma formação para prática docente e quando vão para a sala de aula os professores técnicos fazem o que o outros dizem e não tomam suas próprias decisões.
Segundo Zeichner, o fato de os professores serem concebidos como técnicos caracterizam-nos como aqueles que se limita a cumprir o que “os outros” lhes ditam de fora da sala de aula, ou seja, a prática docente é determinada de cima para baixo, ou seja, fazem o que os outros escrevem e nada mais, não tem autoridade para expressar as suas próprias decisões.
Já os professores intelectual crítico são totalmente responsável pela sua sala de aula e seus alunos, eles são profissionais capazes de exercer com autonomia sua docência sem precisar seguir uma “receita” como fazem os professores técnicos, esses são capazes de elaborar e executar seu próprio plano de aula. Claro que para se tornar um professor intelectual crítico, é necessária muita dedicação por parte do professor, pois, não é da noite pro dia que se aprende ser um bom professor mais com certeza vale apena todo o esforço porque ser um professor exemplar não tem preço.
Na nossa atual sociedade é mais necessário a formação do professor intelectual crítico o qual será competente para uma melhor aprendizagem dos alunos, e saberá dizer para os pais o que é ensinado para seus filhos durante o ano letivo, devemos nos expirar nos professores intelectual para poder dar uma formação mais apropriada para os nossos futuros alunos e ser capaz de compreender os fatores sociais e institucionais que regulam a prática educativa, para tanto ter responsabilidade de desvendar o oculto e a origem histórica e social dos fatores que se apresentam, percebendo os disfarces que há por trás de discursos.
Ser um professor intelectual crítico é ter poder de expressar um pensamento crítico sobre injustiças e desigualdades sociais, mas é impossível deixar de se preocupar com as particularidades de ordem pessoal para uma ação de ordem coletiva. O professor intelectual crítico é o melhor modelo que a educação precisa para concretizar um ensino de qualidade e autonomia.
...