Professor técnico E Professor Intelectual Crítico
Trabalho Escolar: Professor técnico E Professor Intelectual Crítico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RAI2015 • 18/2/2015 • 928 Palavras (4 Páginas) • 556 Visualizações
ANÁLISE SOBRE OS CRITERIOS DODÁTICOS.
Livro:Melo,Thereza & SILVA,Daiane.Português na sala de aula para alunos Letras. Curitiba: InterSaberes,2013.
Situação - problema Nas quais o aluno é estimulado a encontrar soluções, utilizando conceitos aprendidos.
Documento estimulador do espírito crítico. Os documentos Favorecem o conhecimento de diferentes pontos de vista e incitando a argumentação.
Conhecimentos culturais variados. Como bibliografias, relatos de acontecimentos documentos.
Exercícios em quantidade suficiente. Os exercícios são em quantidade suficiente, são organizados para compreensão e atuação no mundo de forma crítica, por meio de troca de conhecimentos e experiências.
Fácil refer
enciação O livro apresenta tabelas, gráficos e referencias que facilitem o aceso para o aluno a um conteúdo complementar.
ANÁLISE DO LIVRO DIDATÍCO DE LINGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ANO – EJA).
O objetivo deste trabalho é analisar um livro didático de língua portuguesa, contando com subsídios teóricos pertinentes. É importante que os profissionais que lidam com a língua materna não só conheçam o material empregado, como também saibam administrar tanto os pontos positivos dele quanto os negativos, caso existam.
A coleção Tempo de Aprender é organizada por eixos temáticos comuns nas sete disciplinas. Os autores de cada areia do conhecimento articulam e relacionam seus conteúdos com as outras disciplinas de acordo com a temática da unidade. Os conteúdos e as atividades são organizados para compreensão e atuação no mundo de forma crítica, por meio de troca de conhecimentos e experiências. Os autores também propõem um modo prazeroso de aprender, para despertar o interesse dos estudantes, convidando – os a se prepararem para “aventura rumo ao aprendizagem”. No final da carta, os autores declaram: “Torcemos por você! Sucesso!”. Expressões revelam um discurso motivador e positivo que busca estimular os alunos.
Você adotaria o livro didático analisado para utilizar em sala de aula? Justifique sua resposta. Adotaria sim, pois um livro muito rico em sua proposta de ensino aprendizagem é o que veremos a seguir com a descrição detalhada das seções e subseções.
1-Descrição da área de língua portuguesa
O componente curricular de língua portuguesa do livro Tempo de Aprender EJA 6º ano é organizado por unidades temática, seguindo a proposta
interdisciplinar da coleção. Cada ano (volume ) possui duas unidades, com dois capítulo cada, sendo o total de quatro capítulos por ano, e é composto pela seguinte quantidade de páginas: 96. Os capítulos, no geral contem entre 15 e 20 páginas e são estruturados por seções e subseções, cuja disposição varia de acordo com a proposta do capitulo. No total de 15 seções e 4 subseções. “Pra começo de conversa” visa ao questionamento, propondo atividades para serem desenvolvidas oralmente com o objetivo de avaliar os conhecimentos prévio dos alunos e despertar o interesse pelo tema. As seções “Desvendando o tema”, Aprofundando o tema” e “ Ampliando o tema” consistem em atividades de leitura de diferentes gêneros, seguidas de questões para serem respondidas oralmente ou por escrito.
Em “Você Sabia?” são apresentadas definições e sistematização dos conteúdos desenvolvidos ao longo do capitulo. A seção “Sua vez” é composta por perguntas sobre algum conhecimento linguístico ou gramatical sistematizado anteriormente.“Momento Lúdico” é seção de jogos, dinâmicas ou atividades lúdicas.“ Eu com isso?” relaciona –se ao projeto interdisciplinar, propondo um evento ou ações, envolvendo vários educadores num trabalho coletivo. A seção “Trocando ideias” promove um espaço de discussão, de troca de ideias e experiências. Hora da pesquisa” propõe pesquisa relacionadas aos conteúdos trabalhados na disciplina. “Revelando o que aprendeu” é a seção relacionada ao processo de avaliação.e “Vamos compartilhar”?
...