TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  14/2/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.857 Palavras (12 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

DIREÇÃO ACADÊMICA

CURSO DE FILOSOFIA

PROJETO DE PESQUISA

TÍTULO:

ANÁLISE DA DIALÉTICA DE PLATÃO COMO MÉTODO PARA IR DO SENSÍVEL AO INTELEGÍVEL.

ÁREA DE CONHECIMENTO

7.00.00.00-0 CIÊNCIAS HUMANAS

SUB-ÁREA DE CONHECIMENTO

7.01.00.00-4 FILOSOFIA

ACADÊMICO:

MATEUS BORGES DA SILVA

ORIENTADOR:

LUIZ CARLOS BERRI

RESUMO:  

O presente projeto de pesquisa de cunho bibliográfico, é um estudo que busca a compreensão, segundo o filósofo Platão, que tenta dar uma resposta e uma solução que rege o mundo no qual vivemos, o das sensações (sensível), e onde de certa forma somos aprisionados pelo próprio corpo, sendo assim uma cópia do mundo (inteligível), e o filósofo faz esse divisão para que a partir dela o uso da dialética facilite o entendimento desses determinados assuntos citados. Que parte da contrariedade daquilo que já traziam seus antecessores, sobretudo os Sofistas. O filósofo antigo busca soluções para passar do mundo sensível para o inteligível. Entretanto será apresentado em duas partes: a primeira trará o período da sofística, bem como a dialética platônica, e em um segundo ponto será colocado os dois mundos. Sensível e o Inteligível.

PALAVRAS - CHAVE:

1. DIALÉTICA

2. PLATÃO

3. DUALISMO

INTRODUÇÃO

Esse projeto de pesquisa será apresentado a problemática de como alcançar o conhecimento. Se busca assim um dos maiores pensadores antigos: Platão, e junto com ele Protágoras com seu pensamento relativista. Entretanto é de suma importância ter uma característica da pré-sofística, se faz necessário o que realmente adota-se como verdade e como se conhece a mesma.

Em um momento de transição do período grego no século V, se observa uma abertura dos valores tradicionais, visando um acentuamento como uma nova formula condutora voltada digamos para um humano mais politizado, e buscando respostas na sua prática.

Platão tenta resolver um grande problema, que é o método sofista e o relativismo de Protágoras. Contudo nessa circunstância, se acredita que o conhecimento se prova através da percepção, como Protágoras percebe isso na filosofia. No entanto ele adota uma certa hipótese que o conhecimento seja a sensação, portanto, aquilo que se conhece, ou seja, que é verdadeiro parte dos sentidos

O percurso de Platão a este problema é a criação do mundo inteligível e a percepção, desde que seja controlada por um exercício fundado sobre o raciocínio, por si mesma se ultrapassa. Ela é, em sua natureza, tão profundamente conhecimento que ela própria não se conhece a não ser como reconhecimento. E dentre o mundo sensível e inteligível encontramos a dialética que é a grande responsável por essa passagem.

OBJETO DE PESQUISA

Explanar sobre o princípio da identidade dos indiscerníveis na filosofia de Platão.

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Platão se interessou por resolver o problema do ser das coisas, o que vai constituir sua Metafísica, portanto em virtude tanto da herança da discussão quanto do relativismo da verdade depois de Protágoras. Era preciso que ele solucionasse a incerteza legada por seus antecessores, procurando resguardar a possibilidade de subsistência de uma verdade imutável, vizando a mudança e a instabilidade do ser. A questão do conhecimento no filósofo Platão, não pode ser compreendida sem uma ligação necessária com o tema da teoria das ideias, levando em consideração que há uma diferença extremamente importante na perspectiva platônica entre mundo sensível e mundo inteligível.

Entretanto o filósofo vem nos dizer que o mundo sensível é um mundo que se sujeita ao erro, porém o homem deve buscar o mundo inteligível. Ele nos exemplifica trazendo-nos o Mito da Caverna, no qual o homem preso ao mundo sensível, quer solucionar de forma concreta a permanência no mundo inteligível, e ele se empenha de expor a dialética como solução entre esses dois mundos.

Diante disso pergunta-se o que é a dialética para Platão e como ela permite alcançar a verdade do ser?

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Entender como Platão consegue a transição do mundo sensível para o inteligível.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Expor o período da sofística, e a dialética platônica;
  • Diferenciar o mundo sensível do mundo inteligível;

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para iniciarmos, antes é preciso entender quem foram os Sofistas[1], e o papel que eles desempenharam na filosofia antiga, influenciando assim as principais ideias, eram os professores especialistas na arte da retórica, que preparavam os jovens de Atenas para discursar bem, porém esse discurso, essa retórica no entanto não tinha comprometimento algum com a verdade, e sim com responsabilidade de convencimento. Esses jovens eram treinados para ganhar em todas as discussões. Além disso os sofistas eram bem próximo dos políticos e toda a ação política muitas vezes resultava por eles, e essa ação e habilidade com a política e inteligência prática.[2] 

Os sofistas queriam ser os possuidores da verdade, querendo dominar a partir da sabedoria que possuíam, mas na verdade isso era pura ironia, eles eram tudo menos sábios[3]. Eram professores que buscavam fama, prestígio e ganhar dinheiro com essa “suposta sabedoria”. O idealismo de Platão ocupou o dia, e, uma vez que o mesmo quis de certa forma comprimir o ensino de seus oponentes, seus seguidores o suprimiram, ou até mesmo se fortificaram, sendo assim ninguém viu razão para preservar o que eram já ideias neo-ortodoxas e censuráveis.[4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (63.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com