O Romulo e Remo
Por: Bennyfilo • 29/10/2023 • Artigo • 573 Palavras (3 Páginas) • 99 Visualizações
[pic 1]6. Apresente uma abordagem crítica do mito de fundação de Roma (Rómulo e Remo).
São diversos os mitos que se debruçam sobre o tema de fundação de cidades. Exemplos disso são o mito de Cadmo, o fundador de Tebas, o mito referido por Fernando Pessoa que corresponde á teoria de que Ulisses fundou a cidade de Lisboa, e o de Rómulo e Remo, fundadores da cidade de Roma. Com este trabalho irei apenas abordar este último, o mito de Rómulo e Remo.
Segundo os romanos, a cidade de Roma foi fundada a 21 de Abril, por volta de 750 a.C., por um senhor chamado Rómulo, que se tornou o seu primeiro rei. Ele supervisionou o estabelecimento de uma cidade próspera e depois desapareceu, tendo sido transformado em deus, em 715 a.C., após um reinado de trinta e oito anos.
A meu ver, o lado mais conhecido deste mito não é ele em si, mas a figura de Lupa, uma loba Capitolina que amamenta dois bebes, Rómulo e Remo. Esta loba que os amamentou tornou-se um símbolo de Roma, passando a ser reconhecida como Capitolina. É de notar que a sua estátua original encontra-se no museu Capitolino.
O mito conta que os irmãos, por conta de uma disputa do seu tio-avô com o avô, em Alba Longa, foram atirados para um rio, com o objectivo de morrerem afogados.
Os bebés foram parar a uma margem, onde uma loba os amamentou. Já adultos, Remo teve um conflito com o seu pai adoptivo, um pastor de ovelhas que os adotou, chamado Fáustulo, e foi preso pelo mesmo tio-avô que os tentou matar. Rómulo salva o irmão, e os dois partem para fundar uma nova cidade. No entanto, Remo acaba por se desentender com o irmão, por causa do local onde fundariam a nova cidade. Decidiram observar as aves, à espera de um sinal dos Deuses. Rómulo avistou 12 pássaros sobre o Monte Palatino, e Remo viu seis sobre o Monte Aventino. As aves são um símbolo do divino, da liberdade e da sabedoria, por possuírem asas e a habilidade de voar podem ser considerados mensageiros entre o céu e a terra. Na cultura islâmica simbolizam anjos, na cultura celta simbolizam mensageiros dos deuses. Ou seja, independente da cultura ou do mito, os pássaros trazem consigo o simbolismo da vontade divina.
Segundo a lógica das aves serem a vontade divina, Rómulo vence. Isto porque foi o irmão que observou mais aves. Consequentemente, entraram num momento de picardia e Remo acaba por ser assassinado pelo irmão. Roma é fundada exatamente neste mesmo dia.
Embora Remo não tenha participado na fundação da cidade, pois estava morto, a imagem dos dois irmãos juntos com a loba é usada até hoje. Segundo mitos, os irmãos são filhos do Deus Romano Marte, ou do Deus Ares em Grego, e pela mortal Reia, filha do rei de Alba Longa. Sendo filhos de Marte é compreensível que a sua história esteja relacionada com a fundação de uma cidade, no entanto não envolve uma guerra, que é pelo que é conhecido seu pai.
A história de Rómulo e Remo serve como um mito de fundação para a cidade de Roma, e exemplifica a importância dos mitos na cultura romana. Este mito estabelece uma ligação entre a cidade e a figura de Rómulo, o seu lendário fundador.
Trabalho realizado pelo Aluno Bernardo Caetano Manteigas, 2021240781, no âmbito da unidade curricular de História da Grécia Antiga.
...