O que é ser um aprendiz\ maçom
Por: alexsandrosouzay • 10/5/2019 • Dissertação • 547 Palavras (3 Páginas) • 635 Visualizações
O que é ser Aprendiz Maçom
Ao aceitar o convite de um maçom para iniciar a caminhada nos Augustos Mistérios, o profano passará por um processo de aprovação na ordem. Após ser aceito em votação pelos membros da loja em uma sessão maçônica, será feita sua iniciação.
A caminhada de um aprendiz maçom então se inicia com o despojamento dos metais e seus olhos vendados, peito desnudo, um dos pés descalço e encaminhado à câmara de reflexões, onde foi encaminhado pelo Primeiro Experto . Ao entrar lhe é retirado a venda, e na penumbra, inicia sua meditação e faz um processo de auto-avaliação e redige seu testamento, consequência lógica deste processo simbólico de morte e renascimento, constitui na verdade o “Testamento filosófico” do profano prestes a nascer para uma nova vida. O Candidato permanece nesta Câmara que simboliza o elemento terra, de onde viemos e para a qual teremos de voltar.
As ferramentas de um aprendiz maçom são o maço, o cinzel e a régua de 24’’. O trabalho de um aprendiz maçom é desbastar sua pedra bruta, aparando suas arestas e imperfeições, afastando-se dos vícios, vencendo suas paixões e medos, construindo templos a virtude e cavando masmorras ao vício.
A linguagem, sempre empregada nas Lojas Maçônicas, diz que o Aprendiz Maçom é uma pedra bruta que deve talhar-se a si mesmo para se tornar uma pedra cúbica. É o início da sua jornada Maçônica.
As principais qualidades de um aprendiz maçom são, ser livre e de bons costumes. Ele reúne-se em loja para aprender a vencer as suas paixões a submeter as suas vontades e fazer novos progressos na maçonaria.
A primeira máxima lembra que o maçom deve estar sempre pronto a acolher um pedido baseado na Justiça; a segunda, que ele deve usar da maior perseverança na busca pela Verdade para conseguir encontrá-la, e a terceira, que o seu coração deve estar sempre aberto aos Irmãos que peçam.
O Aprendiz possui três anos. Segundo Ragon, isso teria relação com os Antigos Mistérios, aos quais os Aprendizes só eram admitidos três anos após a apresentação. Segundo Vassal,** tal frase encontraria a sua origem nos Mistérios Egípcios, nos quais o iniciado no primeiro Grau corresponderia ao nosso Aprendiz, ficaria três anos afastado do mundo profano.
Ser Aprendiz é antes de tudo estar enquadrado nos objetivos da Ordem, estar disposto a se dedicar a Ordem, aos seus membros os Irmãos e as suas famílias assim como a toda comunidade, ser um exemplo aos não maçons, ser reconhecido como Maçom não pelos símbolos que ostenta, mas pelo exemplo que passa com sua conduta.
O Aprendiz, apenas observa; mais tarde, aplica o que observou ao estudo, que é a aplicação do seu conhecimento incipiente, para enriquecê-lo.
O aprendiz tem que saber ouvir e refletir, prestar atenção em tudo o que os irmãos estão passando para ele. O Silêncio é importantíssimo para podermos observar, ouvir, meditar e absorver.
Manly P. Hall, escritor maçom: “O aprendiz maçom precisa embelezar seu Templo. Ele precisa construir dentro dele, por suas ações, pelo poder de suas mãos e da ferramentas de seu ofício, certas qualidades que tornem possível sua iniciação nos graus mais elevados da Loja Espiritual.”
Bibliografia
...