O que é filosofia resenha
Por: JOSE ROBERTO DE SOUZA BATISTA • 12/8/2016 • Trabalho acadêmico • 267 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT - UEA)
CURSO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
Resenha do texto “O que é Filosofia?”
ALUNO
JOSE ROBERTO DE SOUZA BATISTA
ITACOATIARA
AM
RESENHA
No texto, são apresentadas as disciplinas, a metodologia, as ferramentas e os desafios da filosofia. Antes de darem uma definição para o termo filosofia, os autores fazem uma consideração da dificuldade sobre o conceito raiz da filosofia, dificuldade que se deve ao desacordo entre os filósofos no tocante à questão sobre de que efetivamente a filosofia se ocupa. A partir desta reflexão, são apresentadas duas situações da filosofia: a filosofia analítica e a especulativa. Após a explicação da natureza das duas, observamos os conceitos levantados pelos estudiosos do assunto sobre cada uma delas, organizando as principais características da pesquisa filosófica e sua real importância da filosofia, como um instrumento importantíssimo que possibilita uma compreensão melhor da sociedade e uma libertação de pensamentos sobre preconceitos.
O capítulo três explica os métodos da filosofia, os mecanismos que são úteis aos filósofos para chegarem a uma explicação mais verdadeiras sobre os fenômenos. Primeiramente os métodos do mundo antigo: a maiêutica de Sócrates e o método dedutivo de Aristóteles; em seguida os métodos modernos e contemporâneos: o método indutivo de Bacon e os métodos existencial e fenomenológico de Kierkegaard e Husserl, respectivamente.
No próximo, são abordados as ferramentas que se mais se utilizam na filosofia (os argumentos). São apresentadas a definição, natureza e importância dos argumentos, chamados de a ferramenta indispensável dos filósofos.
E encerra-se com considerações dos autores sobre os desafios da filosofia antes das grandes questões da existência e sobre o grande desafio que esta ciência representa para os cristãos.
...