O ser humano e suas possibilidades
Por: cardozolarissa • 23/10/2015 • Dissertação • 357 Palavras (2 Páginas) • 396 Visualizações
O SER HUMANO E SUAS POSSIBILIDADES
Uma das principais questões propostas em tudo o que vimos até hoje, refere-se especialmente ao ser humano: quem somos? Esta questão é algo que nos liga diretamente à filosofia, nos fazendo questionar não somente nossa existência, mas nosso papel no mundo como um todo.
Ao respondermos, finalmente, "quem somos", nos são abertas diversas possibilidades: enquanto seres-para-si, como propôs Heidegger, somos livres para sermos o que quisermos. E enquanto livres para sermos o que quisermos, possuímos uma grande variedade de opções para escolhermos. E é disto que trataremos neste texto.
No texto proposto pelo professor, é possível visualizar, como já citado, a grande gama de possibilidades que o ser humano possui. Entre tantas outras, decido falar de três, as quais acredito serem as mais presentes nos dias de hoje.
1. O ser humano e a possibilidade do trabalho:
Dentre as muitas possibilidades acima citadas, a possibilidade do trabalho é a que mais abrange o ser humano de uma forma geral.
Ao escolher “ser”, todo e qualquer ser humano escolhe, antes de qualquer outra coisa, o que será “quando crescer”, enquanto profissional.
A possibilidade do trabalho é a possibilidade de esperança do ser humano.
2. O ser humano e a possibilidade do conhecimento:
Em minha opinião, a segunda possibilidade mais abrangente do ser humano, de forma geral.
Enquanto “ser-para-si”, livre e em constante mudança, ainda seguindo o conceito proposto por Heidegger, o ser humano, em sua maioria, está sempre em busca do conhecimento.
Seja por curiosidade ou por “obrigação”, o ser humano está sempre em contato com diversas fontes de conhecimento, e se utiliza disto para crescer e evoluir enquanto ser-aí (Dasein).
3. O ser humano e a possibilidade da afetividade:
Em minha opinião, a terceira possibilidade mais abrangente ao ser humano. Muitos de nós vivemos em função desta possibilidade.
Enquanto livres, é claro que alguns não optam pela possibilidade da afetividade, mas em sua maioria, o ser humano acaba se rendendo a isto ao longo da vida.
Esta é uma possibilidade que abre portas ao ser humano. Ao nos rendermos à possibilidade da afetividade, nos tornamos capazes de compreender não só nós mesmos, mas também o próximo, nos tornando seres mais abertos ao mundo.
...