OS OBJETIVOS DA ESCOLA NA MODERNIDADE
Por: Anderson Mello • 9/9/2015 • Relatório de pesquisa • 385 Palavras (2 Páginas) • 414 Visualizações
ANDERSON FERREIRA DE MELO
RA: 1187660
Turma: C1
Professor: THIAGO TADEU CONTIERO
OS OBJETIVOS DA ESCOLA NA MODERNIDADE
Curitiba – PR, 2015
Na transição do tempo medieval para a modernidade, tem-se mudanças bruscas em todos os aspectos sociais, econômicos, políticos, e principalmente na educação.
Nessa época, o ensino toma rumos mais objetivos na criação de indivíduos ativos e produtivos na sociedade, formando-os assim para uma ideologia que é cada vez mais burocrática, com isso a educação sai do seu âmbito restrito e religioso, para uma abordagem mais ampla, aonde se torna necessário a alfabetização de toda população, focando a criação de homens críticos-racionais, procurando dar a eles autonomia e liberdade.
No século XIX, ocorre uma reforma escolar, onde pensadores buscam um planejamento de ensino, tendo embasamento de nas áreas, materiais, espirituais, mas ambas fundamentadas nas leis e na natureza.
Para AHLERT:
A educação é a base para se atingir uma sociedade perfeita, por isso investiu tanto tempo na reforma escolar, pois acredita-se que ela é o ponto de partida de qualquer trabalho em favor da humanidade.
A educação é vista como um instrumento para garantir as reformas necessárias à sociedade.”
(AHLERT, 1999, p. 87).
Mas com isso dá-se ao ensino um rumo diferente, uma dependência e/ou sistematização, introduzindo uma visão tradicional. O professor, por dotar-se de amplo conhecimento, passa a ser um grande referencial para seu aluno, que por sua vez, se espelha em suas habilidades, cria-se objetividade no ensino, com focos e metas de aprendizagem, assim nasce à interdependência, qual Hegel fala em seu trabalho “Dialética do senhor e do escravo”. Mas agindo assim, vive se uma subjetividade do sistema, tudo fica mecanizado, perdendo de certo modo as essências religiosas e humanista que ao foram se criando ao longo dos pensamentos filosóficos.
Segundo Hegel:
“Está ideia da formação humana – um processo doloroso e difícil, mas necessário. Trata-se de um processo de Paideia, em prol do Estado. O Estado é o deus terrestre, e os súditos, passando por etapas sucessivas de formação, alcançarão, por fim, a plena realização dos seus fins, que são os mesmos do Estado”.
Referências: Diálogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p. 53-66, set./dez. 2007, A EVOLUÇÃO DOS PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO: DO PENSAMENTO CIENTÍFICO TRADICIONAL A COMPLEXIDADE, Marilda Aparecida Behrens1 Anadir Luiza Thomé Oliari2 [consultado em 27-08-2015, às 14:00 horas].
Unidade 03, EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE, [consultado em 27-08-2015, às 12:00 horas].
...