Orientação Para Elaboração de Resenha
Por: Fidell Castro • 26/10/2017 • Artigo • 554 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA – UNIVERSO BH[pic 1]
Orientação para elaboração de Resenha
Professor Antonio Augusto
Caro (a) aluno(a),
Seguem instruções de como elaborar uma resenha. O modelo foi baseado em “Guias de Redação” de diferentes especialistas em técnicas de como redigir.
RESENHA
Resenhar significa fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que o envolvem. O objeto resenhado pode ser um acontecimento qualquer da realidade (um jogo de futebol, uma comemoração solene, uma feira de livros) ou textos e obras culturais (um romance, uma peça de teatro, um filme).
A resenha, como qualquer modalidade de discurso descritivo, nunca pode ser completa e exaustiva, já que são infinitas as propriedades e circunstâncias que envolvem o objeto descrito. O resenhador deve proceder seletivamente, filtrando apenas os aspectos pertinentes do objeto, isto é, apenas aquilo que é funcional em vista de uma intenção previamente definida.
A resenha pode ser:
1- Descritiva: sem nenhum julgamento ou apreciação do resenhador;
2- Crítica: pontuada de apreciações, notas e correlações estabelecidas pelo juízo crítico de quem a elaborou.
A Resenha descritiva consta de:
a- Uma parte descritiva em que as se dão informações sobre o texto:
- Nome do autor (ou dos atores);
- Título completo exato da obra (do filme, ou do artigo)
- Nome da Editora e se for o caso, da coleção de que faz parte da obra;
- Lugar e data da publicação; (ou lançamento do filme);
- Número de volume e páginas (quando se tratar de livro ou artigo).
b- Uma parte como o resumo do conteúdo da obra:
- Indicação sucinta do assunto global da obra ou do filme (assunto do teatro) e do ponto de vista adotado pelo autor (perspectiva teórica, gênero, método, tom, etc.)
- Resumo que apresenta os pontos essenciais do texto (livro ou filme) e sei plano geral).
Na Resenha Crítica, além dos elementos já mencionados, entram também comentários e julgamentos do resenhador sobre as ideias do autor, sobre o valor da obra ou do filme, apresentando suas linhas básicas, mostrando seus pontos fortes e fracos. O resenhador deve, assim, sustentar suas considerações, ou seja, elaborar a resenha. O recensor, isto é, o autor da resenha, deve preocupar-se com a obra em sua totalidade, sem perder-se em detalhes e em passagens isoladas que podem distorcer ideias. Nada mais deplorável do que uma crítica vazia de conteúdo, sem base teórica ou empírica, que lembre preconceito. Ou elogios gratuitos, que podem parecer corporativismo ou “puxa-saquismo”. Não distorça o que o autor quis passar com suas opiniões. Seja crítico, não mentiroso.
...