TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios da Antropologia e Sociedade

Por:   •  16/5/2020  •  Ensaio  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

Caro Sr. Vizinho,

        Veio por meio desta explicar, porque, ando devaneando tanto nos últimos meses. E talvez, por morar parede com parede comigo tenha estranhado e tenha notado, e nada mais que estranhado essa minha nova de ser. Acabei ingressando no curso Psicologia – sim uma nova graduação - e entre tanto poréns e senões passo as noites em claro tentando entender todos os pormenores deste curso. Como sei que o também és curioso, resolvo lhe escrever para sanar algumas das suas dúvidas. Como vivemos em sociedade, nada mais justo, que você meu vizinho de parede venha compartilhar dos meus últimos interesses. A primeira matéria a que fui apresentada foi “Antropologia e Sociedade” fiquei de frente a questões que me tiraram o sono: seria o homem a fazer a sociedade ou a sociedade a moldar o homem, de fato, tenho certeza de que irá concordar comigo de que não é há uma resposta fácil à esta indagação. Mas para que possamos ao menos compreendê-la temos que ter a consciência do que é indivíduo e do que sociedade, não por nossa ótica, mas pela ótica das Ciências Sociais. E como, eu e você, vivemos em sociedade trago-lhe algumas – um talvez ainda que parcas indagações – iniciamos nossos estudamos com a concepção de alteridade que nada mais é a pressuposto básico de  que o homem é um ser social interage e interdepende – de outros indivíduos, quando nascemos só sobrevivemos se alguém nos dá cuidado, nos alimenta, acalenta, se temos um abrigo – ou seja precisamos uns dos outros para sobreviver – assim como no caso do senhor, que vive sozinho e depende que eu lhe cerque de cuidado nesses tempos de pandemia fazendo as compras de supermercado e deixando em sua porta, conversando por horas para que você não se sinta de todo isolado do mundo. Dessa forma apenas existimos a partir do outro, da visão do outro tem de nós, o que me permite também compreender o mundo a partir de um olhar diferenciado, veja agora o senhor como terá sua visão expandida a partir do meu “eu” compartilhando essa minha nova aventura com o senhor, tal falta parte tanto do diferente quanto de mim mesmo, por exemplo eu, sensibilizado que estou pela experiência do contato.

Agora me diga, o senhor o que pensa: Podemos ver a sociologia como Ciência?

Vamos esmiuçar essas questões mais a fundo, para concebermos uma ideia mais totalitária: estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis. São fenômenos recorrentes e sincrônicos. Seu objeto de investigação ou matéria-prima é o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica. Estes fatos podem ser vistos, isolados e reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis num laboratório. As Ciências Naturais buscam acima de tudo: a objetividade, dessa forma uma mesma experiência pode ser reproduzidos o observada por dois cientistas em locais distintos.

Enquanto isso as Ciências Sociais estudam fenômenos complexos. E não será fácil investigar sua matéria-prima por ser difícil isolar causas e motivações. Isso se dá porque o objeto de investigação ou matéria-prima ou sejam o homem nas suas infinitas relações intersubjetivas, os fenômenos sociais, ou seja,  eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados. Como seria difícil isolar as causas os motivos das ações. Ou seja, campo das Ciências Sociais torna-se muito mais difícil desenvolver uma teoria capaz de transmitir com PRECISÃO CIENTÍFICA uma causa única ou motivação exclusiva, porque estamos tratando de seres humanos.

Precisamos perceber que atitudes semelhantes vinda de indivíduos semelhantes, ou até do próprio  indivíduo dependendo do momento. É importante mencionar que cada cultura constrói seu significado social. Os fatos estudados pelo cientista social podem ser pretéritos ou serem reproduzidos em situações muito distintas. Entretanto não podem ser reproduzidos em condições controladas, já que o objeto de estudo é o próprio homem e ele está em constante modificação. Várias indagações podem ser feitas, seria possível reproduzir determinado acontecendo? Ou se estamos em permanente mudança isso seria impossível? Portanto podemos concluir que as ciências humanas são irreprodutíveis!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (169 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com