Paideia: Processo Educativo na Grécia Antiga
Por: Emanuel Souza • 17/4/2023 • Trabalho acadêmico • 717 Palavras (3 Páginas) • 64 Visualizações
[pic 1]
EMANUEL VITOR DE SOUZA PAULO
RA - 8107838
Paideia: processo educativo na Grécia Antiga.
[pic 2]
[pic 3]
GOVERNADOR VALADARES
2020
1) Quais são os grandes temas presentes no artigo?
O artigo apresenta como tema principal os diferentes métodos de ensino adotado pelas cidades de Esparta e de Atenas, porém não apenas isso, explica também o porquê de um amor a pólis tão exacerbado. Primeiramente é abordado que para o Grego as cidades-estados eram o único meio onde seria possível cultivar uma existência livre e civilizada. Por essa razão, foi incutido na mentalidade grega a necessidade de proteger e amar a pólis. Com base nessa característica a formação espartana tem como cerne a formação militar de seus habitantes. Os cidadãos eram formados para guerra e eram conscientizados que somente esse fim dignificava o homem. No que se referia ao aspecto intelectual da educação diz-se que era bastante escasso a ponto de os Dissoi logoi afirmarem que os Lacedemônios consideravam que não era bom que os jovens aprendessem música nem letras. Em Atenas também existia uma grande preocupação em proteger a pátria, porém diferentemente de Esparta seu campo de ensino não se restringiu apenas a preparação física e militar. O seu sistema educativo visava em grande parte a formação intelectual do cidadão para alcançar um nível mais civilizado.
2) Quais são os elementos que caracterizam a educação espartana? Dos poetas que estamos investigando (Homero e Hesíodo), qual deles melhor representaria a educação espartana? Justifique sua resposta.
A educação espartana é marcada pela preparação física e militar de seus cidadãos. Sua finalidade era gerar soldados preparados para o combate e somente quem recebia esse tipo de educação possuía direitos cívicos. As jovens também eram expostas a exercícios para o desenvolvimento do corpo para assim conceberem filhos robustos. Além disso, era incutido a importância da vivência comunitária, inclusive eram acostumados a não quererem e a não saberem viver sós, e um espírito de disciplina. Homero é poeta que mais representa a educação espartana. Os poemas homéricos apresentam que a aretê (excelência do homem) era vista na figura de um herói guerreiro que praticava nobres feitos em defesa do país, mostrando que esse era o objetivo máximo de um cidadão.
3) Cite dois aspectos tratados no texto sugerido para análise que apresentam informações que aprofundam o que foi discutido em nosso material didático.
A apresentação da educação de Atenas e de Esparta colaboram para a melhor compreensão do processo educativo do povo grego. No texto em discussão é abordado a excelência do homem em ambas cidades e isso contribui de forma mais ampla no entendimento de aretê. Outro aspecto é que o artigo promove uma compreensão da Paideia grega de forma mais clara, possibilitando a visualização prática do processo educativo o que contribui na busca pelos os fundamentos de Educação na antiguidade.
...