Pensamento De Kant Na Estética
Artigo: Pensamento De Kant Na Estética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Raq181 • 12/3/2015 • 288 Palavras (2 Páginas) • 314 Visualizações
Antes de começar a expor o pensamento de Kant na estética é preciso distinguir entre Transcendente (que é o conceito negativo) e Transcendental (que é o conceito positivo em Kant)
Transcendente = aquilo que ultrapassa toda a experiência
Ex.: A metafisica pré-kantiana que pretendia conhecer aquilo que ultrapassa a experiência
Transcendental = são as condições supremas para qualquer tipo de conhecimento.
Ex.: Espaço e tempo, categorias, as ideias da razão.
espaço e tempo
Para kant espaço e tempo não pertencem ao mundo externo em si mesmo, mas a própria mente.
Espaço e tempo são formas a priori da intuição sensível, porque não podem ser derivados do entendimento e nem da experiência, mas, têm de ser pressupostos para a percepção sensível e são também dotados de universalidade.
Mas por que Espaço e tempo são condições a priori de toda a experiência e não são resultados da experiência?
Um dos argumentos principais usados para responder essa pergunta é que, segundo ele, você não pode imaginar objetos sem espaço, mas pode imaginar espaço sem objeto.
Então se para Kant espaço e tempo não são nem produtos da experiência e nem conceitos, logo eles só podem ser Formas a priori de nossa mente , eles são esquemas vazios que se tornam perceptíveis no ato de formação de conteúdos empíricos.
Fenômeno e númeno
Da síntese da matéria constituída pelos dados sensoriais sob a forma do espaço e tempo resulta o que ele chama de fenômeno.
Para ele existe uma diferença entre Fenômeno e o númeno ( É uma palavra diferente, mas que para Kant significa aquilo que não se apresenta a nós, como: Deus e a metafisica.)
segundo Kant esses conceitos não precisam ser analisados e sim os fenômenos, uma vez que eles se apresentam a nós.
...