Politica
Trabalho Escolar: Politica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 19451996 • 4/3/2015 • 1.197 Palavras (5 Páginas) • 489 Visualizações
A ética na Grécia antiga foi classificada por alguns pensadores, dentre eles seu criador, Sócrates. Ele acreditava que só o conhecimento concreto das coisas poderiam levar ao homem ser um ser ético ou virtuoso. Outros filósofos como Aristóteles e Platão estudam o sentido da ética. Para Aristóteles a ética é o saber orientador para alcançar a felicidade e a vida boa. Ou seja, se homem é um ser ético ele é possuidor do conhecimento da virtude, e o homem virtuoso é feliz, pois a felicidade não se encontra em seus prazeres pessoais e nem nas suas necessidades realizadas, mas sim em si próprio, ela não pode ser conquistada pois depende da natureza humana. A felicidade para Aristóteles está em si próprio, no íntimo do ser humano. Para Sócrates assim também como Platão, acreditam que só o conhecimento do que é virtude pode tornar o homem virtuoso. Platão na sua obra alegoria da caverna explica que o homem para ser sábio deve sempre está em contato com o mundo das ideias. A ética está dividida em alguns saberes, sendo estes: saber teorético, na qual não necessita da vontade e da ação humana. Saber teórico, na qual o principal agente é o homem e ambos depende da ação e da vontade humana. O último é o saber prático que é o mais importante, pois, é responsável pela formação humana e possibilita o homem viver uma vida boa e justa em sociedade, sem conflitos e violência.
O período Renascentista é marcado pela ação humana, sobre os estudos da arte e da vida do homem. Giovanni Pico Della Mirandola um dos pensadores deste período, funda toda ética e a moral na busca da perfeição. Ele define o homem como meio de equilíbrio de todas as coisas criadas, coloca o homem no centro do universo. Sobre a ética, ele valoriza o poder de escolha situado no íntimo de cada ser humano, nisto consistindo sua dignidade: "somos dignos porque somos livres", o homem é livre e tem o dever de fazer suas escolhas, o poder de escolher torna-se um instrumento positivo de ação sobre a realidade.
No mundo atual o homem não é feliz, pois está sempre em busca de satisfazer seus desejos pessoais e seus prazeres, não buscando assim, a sua felicidade por meio da virtude. Ele não acredita em praticamente nada, suas opiniões mudam rapidamente e ele deixou para trás os valores transcendentes. O homem vive unicamente para si próprio, para seus prazeres, sem restrições.
A politica
A política exige a sabedoria de dosar e coordenar os interesses individuais e coletivos para tornar possível a vida comum. Ela faz parte do mundo, o homem é um ser político. A sociedade tem que ter um líder, na qual, possa suprir as necessidades da comunidade e defender as pessoas.
O primeiro filósofo a constituir uma ideia política foi Platão, nas suas obras Á republica e Leis. Ele apresenta a ideia de que uma sociedade bem ordenada é aquela onde cada indivíduo desempenha a função na qual é mais habilidoso, ou seja, os mais sábios da cidade devem governa-la. Aristóteles discorda dessa ideia de Platão, para ele uma boa forma de organização política, é um sistema misto de democracia e aristocracia, chamado política, para que assim possa evitar os conflitos de interesses entre as pessoas mais ricas e as mais pobres. Segundo Aristóteles, faz parte da natureza humana se organizar politicamente.
No período renascentista a política segundo um teórico desse período, chamado Machiavel conserva um grande valor para a concepção transcendente do mundo e da vida, pois o estado, para a concretização dessa concepção transcendente da vida, é indispensável a fim de que o homem realize a sua natureza racional.
A política no mundo atual tem como característica a realização dos prazeres pessoais dos que se dizem políticos. O surgimento da desigualdade, de onde procedem diversos males sociais, como os roubos, assassinatos e as violências nas cidades. Neste intuito, sendo impossível retornar a um estado de natureza, o melhor governo é aquele que esteja de acordo com a vontade da maioria. Ou seja, aquele governo na qual irá melhorar a qualidade de vida das pessoas naquela sociedade. Para John Locke, o melhor governo é aquele que garanta os direitos à vida, liberdade, propriedade e de se revoltar contra governos injustos e leis injustas.
Reflita sobre o assunto da questão anterior, e elabore um texto crítico qualificando, contextualizando e examinando algum evento político atual (como, por exemplo, algum comentário ou reportagem
...