TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Normativa

Dissertações: Politica Normativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2014  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  2.000 Visualizações

Página 1 de 3

A Política Normativa

Costuma-se dizer que a democracia nasceu na Grécia mais propriamente em Atenas embora tenha durado pouco tempo, surgiu como proposta original que longo dos tempos fecundou teorias e sonhos de liberdade e igualdade dos mais diversos teores.

Nas poléis destacavam-se dois lugares: a acrópole e a ágora. A acrópole constituía a parte elevada na qual era construído o templo e que também servia de ponto de defesa da cidade. A ágora era a praça central destinada ás trocas comerciais e na qual os cidadãos se reunião para debater os assuntos da cidade e resolver problemas leais.

Atenas no período clássico

Atenas teve uma sequencia de legisladores- Drácon, Sólon e Clistenes, que destacaram o caráter humano das leis e não mais o divino. Mas foi no governo de Clistenes, no final do século Via.c, que o regime ateniense se democratizou:devido á nova distribuição das famílias em diversas tribos, o poder da nobreza territorial ficou reduzido.

Apesar dessas contradições, o ideal democrático representou uma novidade em termos de propostas de poder que daí em diante iria orientar as aspirações humanas por sociedades mais justas.

Os sofista e a retórica

Os mestres da nova Arete política, os sofistas recorreram à retórica, que é a arte do bem falar, de utilizar a linguagem em um discurso persuasivo. É bem verdade que essa educação não se destinava ao povo geral, mas a elite intelectual, aqueles bons oradores que poderiam nas assembleias públicas, fazer uso da palavra livre e pronunciar discursos convincentes e oportunos.

A teoria política de Platão

O século V a.c, época das luzes, da Grécia terminou tristemente com a derrota de Atenas na guerra contra Esparta, a condição e a morte de Sócrates e as convulsões sociais que agitaram a cidade, acentuando em Platão o descrédito na democracia.

A educação das três classes promovida pelo estado seria feita em etapas, de acordo com o tipo da “alma” de cada um. O que Platão tem em vista é preparar os indivíduos para exercer as três funções fundamentais da vida coletiva: as atividades que atendem as necessidades materiais, as de guarda e defesa da cidade e as de governantes.

Se para Platão a política é a arte de governar as pessoas com o seu consentimento e o político é aquele que conhece a ciência política. Por isso a democracia é inadequada, por que a igualdade só é possível na repetição dos bens, mas nunca no igual ao direito ao poder.

O rigor do estado concebido por Platão ultrapassa em muita a proposta de educação. Como a virtude suprema é a obediência à lei, o legislador tem de conseguir seu cumprimento em primeiro lugar, pela persuasão aguardando a atuação consentida dos cidadãos livres e racionais.

Observando a política real do seu tempo alerta para o poder degenerado em que o governo não respeita as leis nem ter por objetivo a justiça coletiva e sim o interesse de pessoas ou grupos. Esta convencido de que após uma serie de governos justos a tendência é decidir devido a negligencia dos magistrados das cidades a desidência interna ou as guerras.

A amizade e a justiça

A amizade não se separa da justiça. Essas duas virtude se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com