Princípios do método cartesiano
Artigo: Princípios do método cartesiano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brwnno • 9/6/2014 • Artigo • 254 Palavras (2 Páginas) • 1.893 Visualizações
RENÉ DESCARTES
O principal ponto do pensamento de René Descartes era a dúvida, pois para ele só se pode dizer que existe aquilo que possa ser provado, sem deixar duvidas. Baseado nisso, Descartes busca provar a existência do próprio eu e de Deus. Descarte quis estabelecer um método universal, inspirado no rigor matemático e em suas “longas cadeias de razão”. “O Discurso do Método”, em que descreve os principais preceitos do seu método filosófico, hoje denominado “método cartesiano”.
Princípios do método cartesiano:
1. - Princípio da Dúvida Sistemática ou da Evidência: não admitir "nenhuma coisa como verdadeira se não a reconheço evidentemente como tal".
2. - Princípio da Análise ou da Decomposição: "dividir cada uma das dificuldades em tantas parcelas quantas forem possíveis".
3. - Princípio da Síntese ou da Composição: "concluir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer para, aos poucos, ascender, como que por meio de degraus, aos mais complexos".
4. - Princípio da Enumeração ou da Verificação: "desmembramentos tão complexos... a ponto de estar certo de nada ter omitido". – em tudo fazer recontagens, verificações e revisões de modo a tornar-se seguro de não ter havido qualquer omissão durante o processo de raciocínio (checklist).
Portanto, observa-se que os princípios do método que Descartes defendia, é bastante utilizado na administração e também em outras áreas do saber até os dias atuais. Um exemplo é as auditorias realizadas nas empresas e os balanços financeiros realizados por vários tipos de empresas atualmente, que caracterizam bem o “princípio da verificação”, defendido por Descartes.
...