RESUMO CORRENTES FILOSÓFICAS: EPICURISMO
Por: n_izidoro • 15/10/2019 • Trabalho acadêmico • 697 Palavras (3 Páginas) • 243 Visualizações
RESUMO
CORRENTES FILOSÓFICAS: EPICURISMO
O Epicurismo foi uma doutrina criada pelo filósofo grego Epicuro, nascido por volta de 341 a.C. em Samos, ilha grega onde começou seus primeiros estudos de filosofia. Sua doutrina afirma que o homem é um “ser que sente”, portanto, essa lógica é decodificada como uma teoria sensista, ou seja, considera que todos os nossos conhecimentos vêm das sensações.
O estudo da ética epicurista é relevante porque representa, em primeiro lugar, uma doutrina inovadora para a época, sendo essa sua marca em relação a outros grandes modelos éticos. Seus conhecimentos eram disseminados na Escola Jardim, onde atraiu alunos de todas as classes sociais, sendo a felicidade um dos principais temas discutidos.
Por meio dessa reforma, Epicuro recomendava aos seus seguidores adotar uma vida simples e baseada na busca pelo prazer, sendo que para alcançar a verdade seriam necessárias reflexões a fim de estabelecer um conhecimento sobre a própria natureza, seus desejos e prazeres. Assim, diferente de outras vertentes antecessoras, seu foco não eram as leis e nem uma conduta a qual os homens deveriam seguir, mas sim a busca pela simplicidade e a felicidade (eudaimonía). Além disso, vale ressaltar que sua vertente não era somente teórica, buscando na prática encontrar soluções para os males que acometiam os homens.
A lógica de Epicuro para que o homem encontre a verdade era dividia em três dimensões: as sensações, prolepses e os sentimentos. Em relação à sensação, ela é o critério fundamental e são absolutas, sendo que qualquer conhecimento obtido por elas é verdadeiro. Já as prolepses são as representações mentais das sensações. Por fim, os sentimentos, principalmente o prazer e a dor. Por meio deles, o epicurista é capaz de julgar suas experiências discriminando os valores dos contravalores.
Em relação à sociedade contemporânea, é possível observar que os homens concentram sua felicidade na obtenção de títulos, status e objetos materiais, associados a um estilo de vida acelerado, o que interfere de maneira negativa em seu contexto biológico, psicológico e social. Ademais, há uma preocupação excessiva em atender as vontades instantâneas, sendo elas espelhadas em atitudes de outros indivíduos, principalmente aqueles que convivem em um mesmo grupo. Assim, a maior parte da sociedade não reflete sobre a importância da simplicidade e de desfrutar os prazeres gerados pelas sensações, o que afasta a realidade atual da filosofia epicurista e o alcance de sua verdadeira felicidade.
É possível perceber uma grande semelhança entre a sociedade consumista atual e àquela envolvida na corrente filosófica epicurista (período Helenístico), já em ambas a devoção ao prazer define um estilo de vida, sendo necessária uma discussão sobre esse fenômeno que é cíclico nos contextos sociais. Dessa forma, pode-se dizer que as coisas que fazem os homens felizes hoje, são muitas das coisas que faziam os homens felizes na época de Epicuro.
Dessa forma, por meio da proposta epicurista é possível compreender aspectos que permeiam a sociedade contemporânea, conhecendo seus anseios e os fatores que afligem o homem. Além disso, é importante ressaltar que a proposta epicurista poderia ser aplicada na atualidade como uma forma de reduzir as aflições geradas por uma sociedade competitiva, de maneira que o homem usufrua de uma vida mais simples e busque aproveitar os prazeres por meio da união de três elementos: amizade, liberdade e tempo para refletir.
...