Raciocinio Logico
Exames: Raciocinio Logico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: oij3ff1 • 11/11/2013 • 760 Palavras (4 Páginas) • 446 Visualizações
vivemos em uma realidade complexa e em constante transformação. Se olharmos para um passado recente veremos como ocorreram transformações na medicina, na educação, nas comunicações, nas tecnologias, enfim, nas várias áreas do conhecimento e de sua aplicação.
essas transformações foram possíveis porque o homem, elemento desse conjunto infinito de seres que compõem a realidade, também se transforma cotidianamente. usa para isso sua razão e sua inteligência. razão e inteligência são, portanto, faculdades que possibilitam ao homem construir conhecimentos que, aplicados à realidade, garantem sua vida no planeta. razão e inteligência são conceitos fundamentais no processo de produção do conhecimento verdadeiro.
vejamos cada um deles de forma detalhada.
a) o que é a razão?
a palavra razão no nosso cotidiano é empregada em vários sentidos. veja alguns



dos usos
• • • • • •
mais comuns:
uma razão de ser...
Qual a razão de tudo isso?
você tinha razão
o homem é um animal racional ele ficou revoltado e com razão É uma atitude irracional
usamos “razão” com o sentido de certeza, lucidez, motivo, causa. todos esses sentidos constituem a nossa ideia de razão.
Podemos dizer que a razão “tem não só a função de perceber os fatos que provocam as sensações, como também de avaliá-los, julgá-los e organizá-los” (Cotrim, 1989, p. 20). assim, por meio da razão tomamos conhecimento da realidade.
apesar das funções anteriormente descritas, o dia a dia evidencia fatos que são incompreensíveis pela razão. Bem ilustrativo para o que acabamos de dizer são
5 Raciocínio Lógico - Unidade 1

as palavras de Pascal (apud CHauÍ, 2001, p. 58), filósofo francês do século Xvii: “o coração tem razões que a razão desconhece”. esta frase traz a compreensão de que muitas vezes agimos motivados pelas paixões ou sentimentos deixando de lado a nossa atividade consciente, intelectual – isto é, a razão.
do que vimos acima, existem situações que a razão não consegue compreender. nesse momento, ela apela para outra faculdade de nossa mente: a inteligência. diante de uma dificuldade ou problema, nossa razão aciona a inteligência.
b) o que é a inteligência?
Quando falamos em inteligência, de imediato algumas questões vêm à tona: existem pessoas mais inteligentes que outras? as mulheres são mais inteligentes que os homens, porque possuem maior sensibilidade e guardam, por maior tempo, informações na memória? Só os homens possuem inteligência? Quem é mais inteligente: um cientista ou um índio? um professor universitário ou um pedreiro?
Se adotarmos o conceito clássico de inteligência como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas e aprender, as respostas a essas questões parecem lógicas. ou seja, com certeza se julga que algumas pessoas são mais inteligentes que outras e essa diferença tem um teor ideológico, ou seja, considera o modelo social, o status
...