Raciocinio Logico
Pesquisas Acadêmicas: Raciocinio Logico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: halll • 30/4/2014 • 1.735 Palavras (7 Páginas) • 481 Visualizações

UNIDADE 2
2.1 Contextualizando
1.2.3 A importância da lógica
Acreditamos que agora que você já tem uma compreensão inicial do que seja a lógica, fica mais fácil entender a sua importância para um curso de nível superior, principalmente sua importância para o exercício profissional. Senão vejamos: o que mais esperamos dos alunos, profissionais, enfim, dos seres humanos é que possam pensar de forma cada vez mais crítica e com argumentos, com base e critérios logicamente válidos. Por outro lado, quando fazemos afirmações sem argumentos não oferecemos ao nosso
2 Raciocínio Lógico - Unidade 2

Quando apresentamos argumentos, iniciamos um diálogo em que estaremos abertos a rever nossos argumentos em função de argumentos mais sólidos e válidos. Todo esse exercício de argumentação exige critérios válidos e é nesse momento que entra a lógica.
Sobre a importância da lógica Lewis Carol (apud SOARES; DORNELAS, 2011) afirma que
ela [a Lógica] lhe dará clareza de pensamento, a habilidade de ver seu caminho através de um quebra-cabeça, o hábito de arranjar suas idéias numa forma acessível e ordenada e, mais valioso que tudo, o poder de detectar falácias e despedaçar os argumentos ilógicos e inconsistentes que você encontrará tão facilmente nos livros, jornais, na linguagem cotidiana e mesmo nos sermões e que tão facilmente enganam aqueles que nunca tiveram o trabalho de instruir-se nesta fascinante arte.
Como você pode observar, este conhecimento é uma exigência cada vez maior no nosso cotidiano, no sistema escolar e na vida em sociedade, na medida em que nestes contextos é necessário o desenvolvimento da capacidade de distinguir entre um discurso correto e um incorreto, a identificação de falácias, o desenvolvimento da capacidade de argumentação, compreensão e crítica de argumentações e textos.
Ao lado de sua importância no nosso cotidiano, a lógica é hoje presença constante em concursos para ingresso no mundo do trabalho. As questões de lógica se apresentam como problemas que exigem um caminho com possibilidades que levem a uma solução – até aqui estamos no campo do raciocínio. Uma vez encontrada a solução é preciso que seja validada – aqui está o espaço da lógica.
1.2.4 Desenvolvendo o raciocínio lógico
Como você viu até aqui, ter raciocínio lógico significa raciocinar bem. Mas, o que fazer para aprender a raciocinar bem? Sabemos que algumas decisões na nossa vida são intuitivas, mas existe uma fórmula de aprimorar a nossa capacidade de raciocinar. E a lógica é essa ferramenta que o capacita a aprimorar seus argumentos, garantido cada vez mais sua validade.
O raciocínio lógico hoje é uma exigência em provas de concurso, bem como em psicotestes de empresas para seleção de funcionários para cargos específicos. O conhecimento de alguns mecanismos de análise das questões, bem como a realização
Raciocínio Lógico - Unidade

de exercícios, é um treino efetivo para desenvolver um bom raciocínio.
Nesse sentido, vamos destacar três tópicos que vêm sempre sendo explorados nas questões apresentadas em concursos, são eles: o raciocínio verbal, o raciocínio numérico e o raciocínio visuo-espacial.
SAIBA QUE
Antes de situar esses tipos de raciocínios é importante que você saiba que para responder qualquer tipo de questão envolvendo raciocínio lógico é necessário ter claro que, nestas questões, o raciocínio pode seguir um caminho lógico ou um caminho ilógico (BOTELHO, 2011).
O caminho lógico se efetiva no contexto da lógica
matemática. Apresenta uma ordem que pode ser crescente, decrescente ou constante. O caminho ilógico envolve outros raciocínios fora da lógica matemática. São questões que utilizam os meses
do ano, os dias da semana, as fases da lua, as letras do alfabeto.
Retomando a explicação anterior, veja o quadro a seguir:
RACIOCÍNIO LÓGICO
RACIOCÍNIO ILÓGICO
Crescente
Semana/ Meses
Decrescente
Fases da lua
Constante
Letras do alfabeto
Voltemos aos três tipos de raciocínio citados anteriormente: o verbal, o numérico e o visuo-espacial.
Comecemos por exemplificar o raciocínio verbal.
O primeiro ponto a considerar é que estamos diante de um raciocínio lógico
Raciocínio Lógico - Unidade
Considere a sequência. Qual a próxima letra?
B, D, G, K, _____

sequencial verbal crescente. BDGKP
pula 1 pula 2 pula 3 pula 4 Vamos entender:
1) É uma sequência de letras (por isso sequencial verbal)
...