Resenha Mente E Corpo
Artigo: Resenha Mente E Corpo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Arierom • 8/6/2014 • 225 Palavras (1 Páginas) • 529 Visualizações
No capitulo “Outras Mentes” o autor continua a discorrer sobre o cepticismo, mas desta vez o seu foco se centra na questão da consciência do outro.
Primeiramente o autor traz indagações a respeito do quão real é a consciência do outro. Uma das principais indagações tratadas no capitulo compara a experiência de se saborear um sorvete de chocolate. Ao tomar o sorvete sinto o sabor de chocolate e esse sabor me remete lembranças e sensações. Entretanto se outra pessoa tomar do mesmo sorvete de chocolate como saberei as experiências que ela teve ao experimentar o sorvete?
Apesar de ter o conhecimento de possuir consciência, uma pessoa não é capaz de analisar a consciência de outro ser. Toda ideia de consciência que possuímos provem da nossa própria. Não se tem certeza de que o outro realmente possui uma consciência, somente acredita-se nisso. Ao ver uma pessoa ou um animal reagir a estímulos variados, de forma semelhante a nossa, simplesmente acredita-se que estes possuam consciência, mas não possuo certeza da existência da mesma. Além disso, o autor abre outra incógnita. Porque somente os animais possuem consciência? E se pedras, agua ou ar também possuíssem consciência. Consideramos seres conscientes somente aqueles que se assemelham a nos em pelo menos alguns aspectos. Entretanto não se pode ter certeza da consciência do outro quando essa ideia é formada na nossa própria consciência.
...