TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Tomás de Aquino

Por:   •  9/5/2020  •  Resenha  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DESCRITIVA A RESPEITO DO ARTIGO SOBRE TOMÁS DE AQUINO

Trata-se de um artigo escrito por Antonio Wardison C. Silva Mestrando em Filosofia pela PUCSP e Professor Dr. Cézar Teixeira Doutor em Teologia Bíblica pelo Angelicum-Roma, com 14 páginas. Utilizou as bibliografias: AQUINO, Tomás de. Seleção de Textos. São Paulo: Nova Cultural, 2004; ARISTÓTELES; Ética a Nicômaco; Poética. São Paulo: Nova Cultural, 1987. BOEHNER, Philotheus e GILSON, Etienne. História da Filosofia Cristã. (trad.) Raimundo Vier. 10. ed. Petrópoles: Vozes, 2007.BONI, Luis Alberto de (org). Idade Média: Ética e Política. 2 ed. Porto Alegre:EDIPUCRS, 1996; entre outros.

O artigo tem como principal objetivo abordar o pensamento ético de Tomás de Aquino, é uma ética do ser, da autorrealização do Homem. Tomás afirma sobre a criação do Homem, também afirma sobre a bondade de tudo o que é. Ele fala sobre como é bom o espírito humano e como são bons também os prazeres carnais do homem, como por exemplo: vinho, comida e o prazer social. Tomás diz também que o ‘’mal’’, nesse contexto é uma desordem, um mau uso de algo que em si é bom.

Tomás fala muito sobre a prudência, é uma das quatro virtudes cordiais. A prudência de acordo com a ótica de Aquino é vista como algo positivo, é a junção de coragem e sabedoria, sendo assim, a tomada de decisão correta. É a razão aplicada ao agir, tendo a plena consciência da ação. A realidade, que é saber discernir muitas das possibilidades diante de tantas outras. Tomás de Aquino estudou muito os pensamentos de Aristóteles e outros filósofos gregos.

De acordo com ele a moral objetiva a autorrealização do ser humano. Para ele, a moral jamais pode ser algo imposto, muito menos algo repreensivo ou constrangedor da liberdade humana. Ele via a moral como um processo de autorrealização do ser humano. Se faz algo, não com medo da punição ou recompensa, mas porque isto é necessário para a realização do ser humano.

Tomás de Aquino não via assim a existência do bem e do mau. Ele entende o Homem, ou seja, espírito e matéria que se encontrava em constante evolução e aprimoramento. Tomás de Aquino enumera cinco motivos, encontrados nos textos de Aristóteles, que evidenciam a virtude da sabedoria, especulação da verdade, como a mais alta operação humana; eles são prudência, justiça, fortaleza e temperança. A sabedoria nos separa dos demais animais que agem por extinto.

Por tudo que foi exposto do artigo, pode-se dizer que é útil para o melhor entendimento do conceito de ética, e o pensamento de Tomás de Aquino teve influência em épocas posteriores, como na arte, poesia, teologia moral e cristã e em debates dogmáticos. Ele foi fonte de inspiração para grandes santos da igreja. Aquino ajudou a abrir caminho para compreensão do pensamento filosófico do Ocidente. Ele foi capaz de organizar pensamentos da Idade Média, grego principalmente Aristóteles, da Teologia e Escolástica. O estudo tem a principal necessidade de analisar a natureza moral do homem.

Eu recomendaria este artigo para alguém estudando direito, ou até mesmo para alguém que estivesse estudando teologia, para um melhor aprendizado do ponto de vista dos maiores pensadores que tivemos desde então.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com