Resumo o artigo: Racismo Inconstitucional
Por: zlGabz0r COBR • 5/5/2016 • Resenha • 479 Palavras (2 Páginas) • 1.836 Visualizações
Resumo o artigo: Racismo Inconstitucional
Um artigo muito forte e impactante, tratando de um tema diferente e delicado. O artigo trabalha em cima de teorias e busca a todo o tempo comprovar o racismo institucional através de entrevistas com pacientes de uma unidade de saúde do SUS-DF da área de obstetrícia e ginecologia. Dentro das teorias abordadas, vale salientar uma onde é descrito o seguinte texto: “O Racismo institucional é o fracasso das instituições e organizações em prover um serviço profissional e adequado às pessoas devido a sua cor, cultura, origem racial ou étnica. Ele se manifesta em práticas e comportamentos discriminatórios adotados no cotidiano do trabalho, os quais são resultantes da ignorância, da falta de atenção, do preconceito ou de estereótipos racistas. Em qualquer caso, o racismo institucional sempre coloca pessoas de grupos raciais ou éticos discriminados em situação de desvantagem de acesso aos benefícios gerados pelo Estado e por demais instituições e organizações. ”. Essa citação parece descrever exatamente a definição do que é Racismo Institucional. Dando prosseguimento ao texto, chegamos na parte na qual onde é passível de sentir revolta ao ler relatos de pacientes que sofreram Racismo Institucional.
O estudo foi cercado por três aspectos, são eles: raça das pacientes, classe social e sexo do profissional. Nos relatos das pacientes foram enquadrados sete tópicos com queixas, dentre estes, dois ganham grandes destaques devido ao absurdo relatado. Primeiro a negligência médica, uma das pacientes relatou que sentia dores durante a gravidez e fazia as queixas durante sua consulta, mas sempre ouvia do médico que era normal, resultado, sofreu complicações no parto que ocasionou no deslocamento do recém-nascido. Ainda falando de partos existe um relato, onde durante a limpeza pós-parto a paciente contou que o médico, fazia o procedimento de “maneira estúpida”, ao pedir que ele tivesse mais cuidado, obteve a resposta que “o procedimento era desta maneira, que doía mesmo e não havia outro jeito. ” Chegamos em erros médicos, um tópico com erros absurdos, em um dos casos, uma paciente fazia tratamento para retirada de verrugas da mão, quando o médico lhe receitou uma concentração superior, que resultou em manchas parecidas com vitiligos, levando a paciente a constrangimentos futuros. Com tantos casos absurdos, foi feita apenas uma denúncia, algo que chega a ser assustador.
Por fim, o texto mostra uma grande verdade que anda escondida por vários cantos do país, sem denúncias, sem fiscalização, o atendimento racista e desumanizado vem crescendo e destruindo a saúde. Ainda é cabível salientar, que dentro todos os casos apenas mulheres negras foram as únicas onde não se sentiram bem atendidas no médico público. Mulheres brancas, relataram apenas sentir falta na agilidade de marcação de consultas e infraestrutura, deixando evidente o racismo institucional. Todo o estudo é importante para melhorar e implementar políticas de humanização no atendimento, criando uma fiscalização e órgão eficaz para reaver as denúncias, tomando todas as medidas cabíveis.
...