TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do Artigo " A história da Cultura"

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

     Sabe-se que, o desenvolvimento da cultura tem desafiado e levantado o questionamento de muitos homens e pesquisadores ao redor do mundo. Ela pode ser estudada e entendida como um fenômeno histórico que, por meio da antropologia, desenvolve tentativas de explicar o avanço da cultura, da etnologia e da sociedade através do tempo.

      A pesquisa relacionada à origem do homem é algo sempre recorrente no mundo científico. Dados de como e onde ele surgiu são alvos de uma ciência chamada de Antropologia. Ela estuda o ser humano a partir de análises de fósseis pré-históricos, do estudo de seus aspectos físicos e por quais etapas atravessou. As teorias que permeiam esse ramo descreve a evolução do homem primitivo sobre a Terra.

     Essas teorias que vieram ao longo dos séculos sendo desenvolvidas desde o período de “selvageria” até a consolidação de uma sociedade reorganizada deram impulso para explicar o extenso panorama do comportamento cultural, estudadas através de utensílios, pinturas, restos mortais, invenções e uma série de outros materiais arqueológicos que serviram de base para apontar um determinismo histórico em busca da reconstrução da história do homem.

     O domínio da ciência arqueológica deu seguimento para um resultado mais concreto, descrevendo minuciosamente o curso da história da cultura podendo assim fazer a ligação com os fatores que se assemelham com o comportamento do homem atual. Os especialistas puderam apurar ainda mais a fundo os processos técnicos dos objetos antigos de feitura grotesca que foram encontrados pela história.

     Na busca por informações, começou ter os primeiros conflitos no que diz respeito a divergência de teorias, um embate de estudos do homem apanhador de alimentos, vivendo dos produtos da selva, contrastando diretamente com a visão do homem produtor de alimentos, possuidor de plantas cultivadas e a animais domésticos, parte essa que é referida na história como a primeira revolução tecnológica.

     O livro apresenta uma linha de pensamento que leva até a definição do que é o determinismo geográfico, pois ele considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural, isso é provado quando no texto estudado é feito o estudo individual de cada região, baseados nas descobertas ali encontradas; Muitos grupos sobreviventes de apanhadores de víveres, se adaptaram a hábitos que o meio lhe proporciona, construindo sua cultura baseado naquilo que está a sua volta, o tempo, alimentos, solo, clima tudo isso influência na transformação dos costumes e práticas.

   Outra análise importante que deve ser mencionada é o desenvolvimento de técnicas para o aprimoramento dos utensílios, visto que a maioria deles se assemelha com muitas ferramentas utilizadas nos dias atuais, os períodos foram classificados através do estudo mais aprofundado dos objetos encontrados, na cronologia foram classificados como paleolítico momento de pouco desenvolvimento de técnicas para a criação dos objetos,todos com um aspecto mais rústico, logo vem o período Mesolítico fase de transição do paleolítico para o neolítico, onde as técnicas começaram já se desenvolver e os aspectos e aprimoramento foi sendo lapidado, ocorrem também nesse período alterações geológicas de uma forma gradual a Era Glacial que chegava ao seu fim, conseqüentemente, as geleiras começara a derreter, fazendo com que ocorressem transformações geológicas e por fim chega o período Neolítico, a fase que o homem começava a ser um pouco mais independênte quanto a sua alimentação, começou a  desenvolver as primeira formas de agricultura e criação de gado, o fogo passou a ter uma maior utilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com