Serviço social
Por: schaienne • 23/4/2015 • Dissertação • 1.337 Palavras (6 Páginas) • 242 Visualizações
[pic 1]
Serviço Social
Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social II
Psicologia e Serviço Social I
RA: 9366310796 - Schaienne Cabral Chaves Gomes
RA: 8979234628 - Iara Lima de Almeida
RA: 8378874187 - Mônica Reis Toledo Mombra Ramos
RA: 288962340 - Cristiane Ferreira de Britto da Silva
Tutor à distância: Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gome / Helenrose A da S Pedrosa
Coelho
Macaé
15/04
Ao se iniciar o período da ditadura militar, encontramos a psicologia
Caminhando lentamente, se desvinculando da psiquiatria e sendo considerada uma ciência. A psicologia neste momento se esforçava para adentrar o espaço
Acadêmico, mantendo intercâmbios com o exterior, recebendo visitações de professores, dos Estados Unidos e da Europa assim, importando e exportando conceitos. A psicologia também procurava formular- técnicas e praticas para orientar as demandas da educação, do trabalho e das clinicas visando atender as necessidades sociais no início dos anos 60.
Apos o golpe de 1964 a psicologia perde sua autonomia e foi posicionada diante das lutas de classe, se direcionando para os caminhos da classe dominante formando professores com uma visão distorcida, elitizados e acomodados aos frios consultórios particulares, que por anos passa a ser a maior frente de atuação desse profissional. A psicologia se estende por um longo período congelado e obsoleta mergulhada no profundo conformismo político e alem da produção da subjetividade. Segundo Scaparo em 2005 trata-se de um período onde o exercício da psicologia em expressividade, escala-se e adequava. as necessidades políticas do governo militar ditatorial vigente, tendo como objetivo principal o controle das massas.
Durante os 21 anos de ditadura militar, o Brasil foi orquestrado por uma serie de problemas sociais que ocasionaram uma grande discrepância no cenário nacional'' O Milagre Econômico '' criado pelo crescimento do PIB (produto interno bruto) trouxe a má distribuição de renda e o aumento da pobreza. As dicotomias e o antagonismo também se evidenciavam nos movimentos sociais da época que denunciavam contradições, desigualdades e inconsistências entre os direitos humanos e os modos de relações que vigoravam na sociedade. Como exemplo, tinha- mos as militâncias de racistas, os movimentos feministas e os estudantis. Em se tratando do profissional do serviço social, segundo José Paulo Netto:
“Estava claro que á estratégia autocrático burguês se desdobrava para a produção de profissionais aptos para atender suas demandas modernizadoras e para tanto jogava como suas políticas educacionais e culturais. É indescritível dizer que esse scope foi atingido”
Então, tal como aconteceu com a psicologia existia a má formação de professores e a manipulação de pessoas que para o domínio da população. Neste contexto mediante a tantas contradições do período ditatorial, é inspirados por ideologias marxistas que iniciava um processo complexo, diverso e determinante que compreendeu a renovação por meio da reconceituação do serviço social. Toda a conjuntura provocava uma situação de sufocamento neste profissional que se propõe a um período de renovação de reconceituação, No âmbito modernizador, o profissional do serviço social procurou observar, adequar, estruturar e traduzir a função do profissional que atendesse as necessidades gerais brasileiras. No que tange a função do assistente social isso foi possível através dos textos finais de Araxá ocorrido 1967 com a presença de 38 assistentes sociais resultando no documento de Araxá. Trinta e três profissionais divididos em dois grupos de estudo realizaram dois documentos com características diversas que determinaram a cristalização das perspectivas de modernização – Teresópolis 1970. No encontro de Sumaré e do Alto da Boa Vista 1978 e 1984 deram movimento a perspectivas modernizadoras, É importante ressaltar que esse processo constituiu uma série de acontecimentos importantes e também um marco histórico para o serviço social, onde o foco resultou na construção coletiva da sociedade, buscando erradicar a exploração e sobre tudo garantir os direitos e proteção social a quem precisasse. Desse modo surge um novo conceito profissional, que veio de encontro com o enfraquecimento da ditadura militar juntamente com as manifestações dos trabalhadores por melhores condições, A partir daí, temos uma grande mudança, uma grande reorganização do serviço social no sentido de atender aos que precisam.
Partindo do ponto que o serviço social tem a intenção de promover a integração do indivíduo na sociedade. A psicologia o auxiliará nas suas relações com o meio. No momento ditatorial temos um conjunto de idéias filosóficas e econômicas, políticas e sociais concebidas pelas ideologias de Karl Marx e Frederick heightS inspiradoras de uma contra cultura de oposição de uma sociedade de consumo existente. Essas influências que já respingavam na educação brasileira e nas mais diversas áreas dos conhecimentos, de acordo com José Paulo Neto 2002 ''O serviço social ingressou na universidade pública proporcionando sua integração. com outras disciplinas dos conhecimentos favorecendo o desenvolvimento de uma postura intelectual e investigativa na profissão'' A psicologia por sua vez, foi regulamentada em 1962 e buscava técnicas e praticas de modo que podia orientar as demandas da educação, ainda que o foco fosse o consultório. A verdade é que a repressão política travou o desenvolvimento sócio político e sobre tudo a cultural da nossa população. Com o enfraquecimento desse regime, somados com ás dificuldades sócio- econômicas e forjada pela maneira pela qual o país estava sendo governado. fez com que o serviço social se reconceituasse para se adaptar as novas realidades, diferente da psicologia que não teve um movimento de reconceituação e permaneceu no modelo consultório ainda por muitos anos.
...