Sintese CRÍTICA DA TEORIA E DA PRÁTICA EDUCACIONAL
Por: Joselia Nunes • 3/12/2016 • Trabalho acadêmico • 399 Palavras (2 Páginas) • 1.582 Visualizações
[pic 1]Faculdade Maurício de Nassau
Curso: Docência do Ensino Superior
Prof: Marcelo Leandro P. Lopes
Aluna: Maria Alexandra Castro Gomes
SÍNTESE
CRÍTICA DA TEORIA E DA PRÁTICA EDUCACIONAL
(Problemas de Filosofia da Educação, Jayme Paviani)
Este texto mostra-nos a importância do debate sobre a problematização filosófica da educação, no que se refere à crítica sobre a teoria e a prática educacional, questionando a eficácia de ambas. Põe-se em questão a relação entre as teorias pedagógicas e a prática educacional concretizada na particularidade do ato de ensinar e de aprender, reconhecendo a diferença entre a postura empírica e científica, dando a percepção do que é fundamental: Nenhuma prática, num sentido geral, é possível sem uma certa teorização, seja ela parcialmente subentendida ou não. A ausência do pensamento critico (característica dos grandes educadores) seria um fator para a falta de um melhor entendimento das relações entre a teoria e a prática.
Segundo o texto, a educação precisa ser vista como um elemento integrado ao processo social e histórico, existindo diversas maneiras de concebê-la. Aborda diferenças sobre a crítica e a reflexão fazendo uma fusão entre as mesmas, trazendo o conceito e a função da reflexão crítica que pode ajudar no desenvolvimento da educação, que a torna eficaz para produzir, fornecendo através do pensamento crítico, uma visão abrangente e ao mesmo tempo uma concepção do homem e da sociedade. Foram distinguidas duas dimensões da teoria educacional: em relação à formação cultural e histórica brasileira e em relação ao contexto de nossa sociedade dentro da civilização ocidental, cristã e capitalista. Destaca-se ainda, algumas tendências atuais da teoria educacional: Primeiro, temos as teorias que reproduzem na educação a sociedade capitalista. Segundo, as teorias que pretendem através da educação humanizar renovar, aperfeiçoar este tipo de sociedade. E terceiro os que querem mudá-la totalmente. Portanto, existem teorias críticas e não críticas da educação.
Conclui-se que a educação do professor, é o primeiro caminho para a solução de muitos problemas. Exige-se do professor postura ética, sensibilidade frente à realidade dos conhecimentos científicos e razão crítica, assim a educação se torna possível como um ato de conhecimento e não somente um ato de obtenção ou transmissão de conhecimentos. A atitude científica e a conquista de um espaço ético devem ser exercidas sem descuido pelo professor de modo consciente e profissional, evidenciando as relações entre a teoria e a prática, entre as teorias educacionais e a educação como um fenômeno global.
...