Sismo No Japão: Reacções Da Comunidade Internacional
Trabalho Universitário: Sismo No Japão: Reacções Da Comunidade Internacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mias • 15/5/2014 • 562 Palavras (3 Páginas) • 330 Visualizações
Sismo no Japão: Reacções da comunidade internacional
Após o sismo de 8.9 na escala de Richter, a comunidade internacional está a reagir à catástrofe natural e a disponibilizar a sua ajuda ao governo nipónico.
ONU preparada para enviar ajuda
As Nações Unidas "farão tudo o que for possível" para ajudar o Japão, depois do sismo devastador, informou esta tarde em conferência de imprensa o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que anunciou estarem já de prevenção 30 equipas internacionais para prestar assistência no Japão.
"Quero expressar a minha mais profunda simpatia e as minhas condolências ao povo japonês e ao seu Governo, em especial àqueles que perderam membros da sua família e amigos", acrescentou o responsável.
"O Japão é um dos países que mais generosamente contribui quando é preciso. Neste espírito, as Nações Unidas estão ao lado do povo japonês. Faremos tudo o que podermos neste momento tão difícil."
Ban Ki-moon adiantou que a ONU vai contactar "o departamento de coordenação humanitário" e que fará "tudo para mobilizar a assistência humanitária". Já antes, a organização tinha anunciado ter preparada para enviar ajuda às equipas de socorro japonesas no terreno. "Trinta e cinco equipas internacionais de busca e salvamento estão em estado de alerta, a acompanhar a situação, e estão prontas para ajudar o Japão se for necessário", declarou à AFP Elisabeth Byrs, a porta-voz do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU.
"A ONU está pronta para ajudar", insistiu a mesma responsável, precisando estar em contacto permanente com as autoridades japonesas.
Obama diz que os EUA estão prontos para ajudar
O Presidente norte-americano Barack Obama disse que os EUA estão prontos a ajudar o Japão. "A amizade e a aliança entre os dois países é inabalável", adiantou, para depois reafirmar que os EUA estão com o povo do Japão para o ajudar a ultrapassar esta tragédia.
União Europeia expressa preocupação e oferece ajuda
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, expressaram hoje a sua solidariedade com o povo japonês, após o sismo e consequente tsunami que hoje devastaram o nordeste do país.
“Estamos profundamente preocupados com as notícias sobre o devastador sismo que atingiu o Japão, causando vários mortos e graves estragos materiais”.
“A União Europeia expressa a sua solidariedade e as suas condolências ao povo e ao governo do Japão, e às famílias das vítimas, nesta altura difícil. Estamos preparados para ajudar no que pudermos em caso de necessidade”.
França preparada para ajudar, diz Sarkozy
O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, também já exprimiu hoje o "apoio e solidariedade" de França ao Japão, sublinhando que o país está preparado para "responder a todas as eventuais solicitações que o Japão lhe
...