THEODOR LUDWIG WIESENGRUND-ADORNO
Dissertações: THEODOR LUDWIG WIESENGRUND-ADORNO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tiagocomin • 27/8/2014 • 269 Palavras (2 Páginas) • 536 Visualizações
1 BIOGRAFIA DE THEODOR ADORNO (1903 – 1969)
1.1 Família
Este filósofo alemão, Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno, nasceu em Frankfurt, Alemanha, no dia 11 de setembro de 1903, formou-se em filosofia, sociologia, psicologia e era musicólogo, compositor e também graduou-se na Universidade de Frankfurt. Posteriormente fundou, ao lado de Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse e Jürgen Habermas, entre outros, a famoso Escola de Frankfurt.
Seu pai, Oscar Alexander Wiesengrund, era um alemão de origem judaica, mas convertido à religião protestante, enquanto sua mãe, era italiana e se chamava Maria Bárbara Calvelli-Adorno, gostava e dedicava-se à música erudita e professava a religião católica. Com o passar do tempo Theodor adota o sobrenome de sua mãe, passando a ser conhecido como Adorno.
1.2 Formação
Seus estudos de música foram feitos, em uma parte, por sua meia-irmã pelo lado de mãe, Agathe, que era pianista. Adorno fez também um curso particular de música com o compositor Bernhard Sekles. Tornou-se especialista no filósofo Immanuel Kant, graças às aulas oferecidas por seu camarada Siegfried Kracauer, um
professor muito conceituado na area de Sociologia do Conhecimento. A caminhada intelectual de Adorno tem início em 1924 onde defende sua primeira tese sobre a fenomenologia de Edmund Husserl e em 1933 lança sua segunda tese sobre Kierkegaard. Antes mesmo de se formar ele se torna amigo de Walter Benjamin e de Max Horkheimer, seus futuros companheiros de pensamento e política.
Benjamin também deixa marcas fundamentais no pensamento de Adorno, que se identifica com os conceitos desenvolvidos pelo amigo. Em 1925 teve um outro contato importante, que ajudou a formular seus pensamentos que foi com um iniciante em filosofia chamado Lukács.
...