Teoria De Maslow
Monografias: Teoria De Maslow. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laaystoome • 23/11/2014 • 393 Palavras (2 Páginas) • 474 Visualizações
Teoria da Motivação de Maslow
Maslow procurou compreender e explicar o que energiza, dirige e sustenta o comportamento humano. Para ele, o comportamento é motivado por necessidades a que ele deu o nome de necessidades fundamentais. Tais necessidades são baseadas em dois agrupamento: deficiência e crescimento. As necessidades de deficiência são as fisiológicas, as de segurança, de afeto e as de estima, enquanto que as necessidades de crescimento são
àquelas relacionadas ao auto-desenvolvimento e auto-realização dos seres humanos.
Figura 6 – Hierarquia das Necessidades – Pirâmide Motivacional Fonte: Chiavenato, 1994.
6.6.1 - Ciclo Motivacional
A partir da Teoria das Relações Humanas, todo o acervo de teorias psicológicas acerca da motivação humana passou a ser aplicado na empresa. Verificou-se que todo comportamento humano é motivado. Que a motivação, no sentido psicológico, é a tensão persistente que leva o indivíduo a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais determinadas necessidades. Daí o conceito de ciclo motivacional.
6.6.2 - Frustração e Compensação
Toda necessidade não satisfeita é motivadora de comportamento, porém, quando uma necessidade não é satisfeita em algum tempo razoável, ela passa a ser motivo de frustração.
A frustração pode levar a reações generalizadas como: desorganização do comportamento, agressividade, reações emocionais, alienação e apatia.Liderança
A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Ela é igualmente essencial em todas as demais funções da administração: o administrador precisa reconhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos.
6.6.5 - Comunicação
Comunicação é a troca de informação entre indivíduos, por isso constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social. A comunicação requer um código para formular uma mensagem e a envia na forma de sinal (como ondas sonoras, letras impressas, símbolos), por meio de um determinado canal (ar, fios, papel) a um receptor da mensagem que a decodifica e interpreta o seu significado.
A comunicação é uma atividade administrativa que tem dois propósitos principais:
a) Proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam conduzir-se nas suas tarefas.
b) Proporcionar as atitudes necessárias que promovam motivação, cooperação e satisfação nos cargos.
Estes dois propósitos, em conjunto, promovem um ambiente que conduz a um espírito de equipe e a um melhor desempenho nas tarefas.
...