UM DOS MAIORES INTELECTUAIS DA SOCIOLOGIA CLÁSSICA NO BRASIL
Por: eumilanunes • 21/4/2020 • Seminário • 990 Palavras (4 Páginas) • 151 Visualizações
CAIO PRADO JÚNIOR
AULA - 03/04/2020
CAIO PRADO JÚNIOR
UM DOS MAIORES INTELECTUAIS DA SOCIOLOGIA CLÁSSICA NO BRASIL.
CAIO PRADO JR, SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA E GILBERTO FREYRE, É O QUE NÓS CHAMAMOS A TRÍADE DA FORMAÇÃO DA SEGUNDA GERAÇÃO DA SOCIOLOGIA, OU SEJA, A GERAÇÃO CIENTÍFICA.
CAIO PRADO JÚNIOR
NASCEU* 1907 / FALECEU + 1990
É CONSIDERANDO M DOS MAIS IMPORTANTES SOCIÓLOGOS DA 2ª GERAÇÃO POR QUE ELE INAUGURARIA NO BRASIL E DE FORMA MAIS COESA UMA INTERPRETAÇÃO MARXISTA SOBRE A CULTURA BRASILEIRA E SOBRE, CLARO O CONTEXTO DE FORMAÇÃO DO BRASIL.
CAIO PRADO JÚNIOR
PUBLICA INÚMERAS OBBRAS, PORÉM, A OBRA QUE É CONSIDERADA DE MAIOR RELEVÂNCIA É “FORMACÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO” PUBLICADA EM 1942.
NESSA OBRA CAIO PRADO FAZ UMA A NÁLISE DO BRASIL COLÔNIAL, BRASIL IMPÉRIO E BRASIL REPÚBLICA, DEMONSTRANDO COMO EXISTE UMA CONTINUIDADE DESSE PROCESSO HISTÓRICO E COMO HOJE NÓS SOMOS CONSEQUEÊNCIA DESSA FORMAÇÃO.
CAIO PRADO JÚNIOR
TESES DE CAIO PRADO JR
SOCIOLOGIA DE CUNHO MARXISTA NO ALGE DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO PCB, ÉPOCA EM QUE O PCB CENTRALIZAVA AS DISCUSSÕES SOBRE O MARXISMO NO BRASIL, APESAR DE JÁ EXISTIR ALGUMAS DISSIDÊNCIAS. MESMO QUE NOS ANOS 1940 O PCB ESTIVESSE NA ILEGALIDADE, POSTO PELO GOVERNO VARGAS.
CAIO PRADO JÚNIOR
FOI NESSE CONTEXTO QUE CAIO PRADO JR FUNDA COM MONTEIRO LOBATO A EDITORA CHAMADA EDITORA BRASILIENSE, UMA DAS MAIS FUNDAMENTAIS NO BRASIL NOS ANOS 1950.
ANÁLISE ECONÔMICA: UMA ESPÉCIE DE ECONOMICISMO MARXISTA. ELE COMPREENDE QUE EXISTE UMA DETERMINAÇÃO MAIS ECONOMICA DO QUE
CAIO PRADO JÚNIOR
OUTRAS QUESTÕES. POR EXEMPLO: POLÍTICAS, SOCIAIS E CULTURAIS, OU SEJA, AS QUESTÕES ECONOMICAS SEMPRE SE SOBREPÕE AS OUTRAS MESMO ESTANDO ESSAS INTERRELACIONADAS OU DETERMINADAS PELA ECONOMIA.
LOGO, A TESE FUNDAMENTAL DE CAIO PRADO JR, JUNTADO ESSA ANÁLISE MARXISTA ECONÔMICA É A SEGUINTE:
CAIO PRADO JÚNIOR
A FORMAÇÃO DO PROCESSO COLONIAL BRASILEIRO GEROU O BRASIL CONTEMPORÂNEO, OU SEJA, AS CARACTERÍSTICAS QUE NOS TEMOS HOJE NA FORMAÇÃO DO BRASIL ELAS SÃO ENGENDRADAS DESDE O PROCESSO COLONIAL. UMA TESE DELE É A DE QUE NÃO OCORRERAM TANTAS RUPTURAS POLÍTICAS OU ECONÔMICAS NESSE PERÍODO HISTÓRICO.
CAIO PRADO JÚNIOR
ESSA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO SOBRE O PENSAMENTO DE CAIO PRADO JR NOS LEVE PARA DUAS GRANDES TESES DELE:
1- SENTIDO DA COLONIZAÇÃO PAPEL DA AMÉRICA PARA OS EUROPEUS INAPTABILIDADE DOS BRANCOS NA AMÉRICA COLÔNIA: POVOAMENTO E EXPLORAÇÃO
CAIO PRADO JÚNIOR
2- IDEIA DE REVOLUÇÃO BRASILEIRA
INFLUÊNCIA MARXISTA BURGUESIA BRASILEIRA CONTEXTO DO GOLPE MILITAR
CAIO PRADO JÚNIOR
CICLOS ECONÔMICOS: PRÉ-COLONIAL, FORMAÇÃO DO BRASIL, CHEGADA DOS PORTUGUESES - PAU BRASIL – EXTRATIVISMO; A PARTIR DE 1530 UMA COLONIZAÇÃO MAIS COESA CANA-DE-AÇÚCAS; OURO E CAFÉ. LOGO, A LEITURA DO CAIO PRADO, MUITO LIGADO A ESSES CICLOS ECONÔMICOS, FOI A LEITURA TÍPICA DESSE SENTIDO DE COLONIZAÇÃO.
CAIO PRADO JÚNIOR
O PAPEL DA AMÉRICA PARA OS EUROPEUS, TANTO PORTUGUESES COMO
ESPANHÓIS: SEGUNDO CAIO PRADO, É DE QUE A COLONIZAÇÃO IBÉRICA
NA AMÉRICA CONSTITUIA DE FATO UM ESPAÇO ESPECÍFICO A
EXPLORAÇÃO DE TRABALHO.
CONTUDO, ELE NÃO DESTACA NA OBRA QUE A COLONIZAÇÃO DAS
AMÉTIICAS FOI UM PLANO MUITO MAIS RACIONAL DO QUE
IMPROVISADO. SE HOUVE UMA IMPROVISAÇÃO FOI NA QUESTÃO
ECONÔMICA. SE EXISTIU UMA RACIONALIDADE FOI MAIS VOLTADA AO
EXTRATIVISMO, QUANTO ESTA SER UMA COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO.
CAIO PRADO JÚNIOR
...