A AÇÃO DO HOMEM ENQUANTO PONTO FUNDAMENTAL DA GEOLOGIA DO TECNÓGENO
Trabalho Escolar: A AÇÃO DO HOMEM ENQUANTO PONTO FUNDAMENTAL DA GEOLOGIA DO TECNÓGENO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Odcor • 6/7/2014 • 418 Palavras (2 Páginas) • 1.664 Visualizações
Ideia central da obra:
Mostrar que a ação do homem é responsável pela transformação do relevo através de suas intervenções na natureza.
Objetivos:
Mostrar a evolução do relevo da forma natural para a forma humanizada, feito através da intervenção do homem.
Resumo:
A geologia do tecnógeno concentra-se no estudo dos produtos gerados diretamente ou influenciados pela atividade humana, mas também de seus processos específicos, estes que atuam sobre os próprios depósitos tecnogênicos assim como sobre os maciços e relevos pré-existentes. A ação do homem pode ter consequência em três níveis de modificação da paisagem: Na modificação d relevo e alteração fisiográfica da paisagem; Na alteração na fisiologia das paisagens e na criação de depósitos superficiais correlativos. Ao conjunto desses níveis de ação denominamos tecnogênese.
É pela produção que o homem exerce sua ação transformadora sobre a natureza, modificando-a e criando para si novas condições de existência. Com as adequações da natureza pelo homem, aproveitando suas possibilidades e suprimindo os obstáculos, o homem humaniza a natureza.
A evolução da erosão e do assoreamento deve-se às formas de ocupação do solo e seu aproveitamento agrícola ou para pastagens, associadamente às concentrações artificiais do escoamento. Os detritos resultantes das elevadíssimas taxas de erosão passam a assorear as antigas várzeas por força da ocupação e do uso do solo. O incremento notável na quantidade de sedimentos produzidos depois da introdução da agricultura intensiva, pastagens e outras formas de uso do solo responde à erosão responsável pela formação dos depósitos tecnogênicos de assoreamento.
Sendo os processos e depósitos tecnogênicos decorrentes da ação humana, a apreensão dos determinantes sócio-econômicos dessa ação balizará a correlação que efetuamos entre tais aspectos geológicos em si e sua importância enquanto objetos de aplicação cientifica.
É nas concentrações urbanas que a ação modificadora do homem sobre a natureza se amplia e diversifica, ganhando imediato interesse em função de afetar direta ou indiretamente a vida de grande quantidade de seres humanos. A caracterização dos tipos de fenômenos de natureza geológica em áreas urbanas e a definição de sua natureza, seus mecanismos forma de ocorrência e abrangência, constitui base teórica necessária à aplicação nas analises de riscos, Na orientação para a implantação de projetos habitacionais e recuperação de áreas degradadas ou ainda potencialmente para as concepções de planos de defesa civil de caráter preventivo e as orientações para uso e ocupação do solo, ou, ainda, a um planejamento urbano racional. Graças ao caráter dinâmico da urbanização, podemos observar os processos de apropriação do relevo em andamento e, considerando as peculiaridades históricas, compreender as feições e depósitos das áreas já ocupadas.
...