A Cultura mato-grossense
Por: edvaldomore • 23/1/2018 • Resenha • 1.242 Palavras (5 Páginas) • 692 Visualizações
Cultura mato-grossense
Dança e música
A origem da dança e musica de Cuiabana é de origem Africana, Africana e do próprio Brasil, influenciam de indígenas da região do Mato-grosso, os países da Europa são Espanha e Portugal. A cultura deixada por nossos colonizadores e escravos resultou na combinação de uma rico estilo de musica e dança como o rasqueado, siriri. Os instrumentos normalmente utilizados são: a viola de concho, ganzá e mocho.
• Cururu
É um estilo de dança e musica mais marcante do Estado, surgiu na época dos Jesuítas, e era dançado nas igrejas. Com a chegada de outras religiões, passou a ser usada por todo o povo. A musica é tocada por viola de concho, ganzás, trovos e carreiras.
• Congo
É uma dança de origem Africana, mas no Matogrosso é usado como devoção a São Benedito, A dança de congos é de característica dramática colorida associada ao uso de espadas, simboliza a luta entre dois guerreiros africanos, um representando a nação do Rei de Portugal, o dominador e o outro representando a nação do Rei Congo (ou seja, a África negra dominada).
• Chorado
Essa dança surgiu na Vila Bela de Santíssima Trindade na época colonial, a dança representa o choro dos negros que era escravos no período colonial, que pediam perdão para os senhores, que castigavam os infratores. No ritmo de musica da África e utilizados o som das palmas, o bater em mesas e tambores.
• Siriri
É uma dança que combina elementos da musica africana, portugueses e espanhóis. O nome siriri é de origem indígena fazendo referencia aos insetos que voavam em volta das luzes. A musica parece com a do cururu, mas num ritmo mais rápido. Os versos das letras são sobre coisas que acontece no cotidiano do povo.
• Danças dos mascarados
Essa dança é executada durante o festiva da Cavalhada de Paconé, somente homens executam essa dança, sendo eles crianças e adultos que utilizam mascaras de arame e massa. O município de Paconé é o único no Brasil a executar esse espetáculo.
Fonte, Antonio, Cultura mato-grossense, Cuiaba, 2006
Linguajar
Mato Grosso é um Estado de vários tipos de sotaques, o povo sofreu influencia de de vários outros estados e países, por isso não tem uma fala própria, cidades como Sorriso, , Lucas Verde percebesse um linguajar mais puxado para o Sul. Temos também o falar cuiabano mais puxado para o lado dos portugueses.
Como mato Grosso é distante dos outros estados, ficou marcado no linguajar o sotaque português, dos chiquitanos da Bolívia e indígenas do Brasil.
Mitos e lendas
Currupira
Essa é uma lenda de conhecimento nacional, mas muito lembrado no mato Grosso. Se trata de um menino que pés virados, que vaga pela floresta fazendo traquinagem, dizem que ele protege a fauna e a flora e chama crianças para a mata, esse é um modo que os pais fazem para manter seus filhos com medo, fazendo com que eles não entarm na mata.
O Minhocão
Esse é como se fosse o Monstro do lago Nes do Mato Grosso, a informação dos mais velhos é que se trata de uma cobra, gigante que ataca pescadores e banhistas.
Boitatá
É “ A cobra de fogo” traduzido da língua indígena, se trata de uma cobra transparente que queima por dentro numa cor azul, dizem que aparece mais em pantanais, onde acontece fogo espontâneo devido a combustão de gases que exalam dos pântanos e cadáveres.
Fonte: Loureiro, Antônio, Cultura mato-grossense. Cuiabá, 2006
Gastronomia
Mato grosso é conhecido por ter uma grande diversidade de animais e plantas, mas também é muito rica na qualidade de comida servida na região. África, Portugal, Síria, Espanha são uns dos pais que deixaram a forma de cozinhar no estado, além de agregar a culinária de outros estados brasileiros.
Pratos típicos de Matogrosso.
-Maria Isabel (carne seca com arroz)
-Pacu assado com farofa de couve
-Carne seca com banana-da-terra verde
-Churrasco pantaneiro
O peixe é um alimento de muito fartura no estado, sendo consumido frito, assado e ensopados. Peixes mais consumidos nas mesas locais são: bagre, dourado, pacupeva, piraputanga, como esses peixes são muito saborosos atraem o grande numero de turistas.
As pessoas mais velhas costumam consumir muito o Guaraná, que é consumida na parte da manha.
A culinária que trata de doces e licores é muito apreciada pelos mato-grossenses. O doce Furrundu ( doce de mamão com rapadura) outros doces derivados de frutas são também uma atração doces de goiaba, caju, pequi, abobora, licores de pequi, caju, mangaba.
Patrimônio histórico.
O governo do Matogrosso luta para conservar seu patrimônio histórico, como construções de casas que fizeram parte da historia do povo mato-grossense, igrejas e Museus são os principais tipos de construções que se
...