A GAMIFICAÇÃO COMO UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Por: flavioponciano • 18/11/2022 • Exam • 7.136 Palavras (29 Páginas) • 173 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]
INSTITUTO DE GEOGRAFIA
Flávio Ponciano
GAMIFICAÇÃO COMO UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Três Rios,
Novembro de 2022
Ficha catalografica
FLÁVIO PONCIANO
GAMIFICAÇÃO COMO UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
[pic 2]
Monografia submetida ao corpo docente do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção da Graduação no Curso de Licenciatura em Geografia. Três Rios, 2022.
Orientador: Profº. Esp. Marcos Vinicius Dimas Lemos.
Três Rios,
Novembro de 2022
FLÁVIO PONCIANO
GAMIFICAÇÃO COMO UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Banca examinadora:
Orientador: Profº. Esp. Marcos Vinicius Dimas Lemos
Instituto de Geografia – UERJ.
Prof. Ms. xxxxxxxxxxx
Prof. Ms. xxxxxxxxxxxxxxxx
Três Rios,
Novembro de 2022
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho
AGRADECIMENTOS
Agradeço
“O geógrafo é, antes de tudo, um filósofo, e os filósofos são otimistas, porque diante deles está a infinidade.”
(Milton Santos)
RESUMO
PONCIANO, Flávio. Gamificação como uma proposta de ensino de Geografia na escola pública contemporânea. Monografia (Graduação em Geografia), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Três Rios, 2022.
Resumo.
Palavras-chave:
ABSTRACT
PONCIANO, Flávio. Gamification as a proposal for teaching geography in contemporany public school. Monography (Graduation in Geography), State University of Rio de Janeiro, Três Rios, 2022.
Abstract:
Keywords:
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
ÍNDICE DE FIGURAS
Figura 1 Ciclo gerado pela Gamificação................................................................................16
ÍNDICE DE QUADROS
Quadro 1: Exemplos de como aplicar a Gamificação na Educação básica. ...........................17
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 13
1. OBJETIVOS 15
1.1 Objetivos Gerais 15
1.2 Objetivos Específicos 15
2. REFERENCIAL TEÓRICO 16
2.1 Gamificação 16
2.2 Ensino de Geografia xx
2.3 Escola Pública: uma breve evolução até a escola contemporânea xx
3. METODOLOGIA xx
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO xx
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS xx
REFERÊNCIAS .xx
INTRODUÇÃO
A falta de motivação dos alunos na interação das aulas de Geografia é uma realidade presente em toda a educação básica de nossas escolas públicas. Há um distanciamento e desinteresse por parte dos alunos quanto à práticas e questões sociais abordados em sala, corrobora-se que este distanciamento seja pela falta de contextualização dos temas abordados, bem como as exigências de memorizações do conteúdo por parte do professor, sendo este expositivo e tradicional, transmudando a realidade em que o aluno vive, tornando então, o ensino enfadonho e trivial (KAERCHER, 1999 apud BARBOSA, et al, 2020).
Consequentemente, essa falta de contextualização no ensino ultrapassa a educação básica e influencia na formação cidadã do aluno, ou seja, em seu contexto social enquanto sujeito ativo e não crítico. Tendo em vista que a realidade precisa contrapor o ensino positivista e tradicionalista abordado por KAERCHER (1999), e assim justifica-se esta pesquisa, os recursos oferecidos pela Gamificação são bastante pertinentes para esse contexto, uma vez que, enquanto proposta metodológica, o uso da Gamificação e seus recursos podem contribuir para uma maior interação dos alunos com o conhecimento geográfico prático, os envolvendo e motivando para a ação, promovendo a aprendizagem e a resolução de problemas, enquanto ser crítico e ativo no espaço em que ele vive, pertence e participa.
Diante desse pressuposto, esta pesquisa apoia-se, assim como tantas outras que abordam o tema, no estudo realizado por Karl M. Kapp, em seu livro lançado em 2012, chamado “The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education” (A Gamificação da aprendizagem e da instrução: métodos e estratégias baseadas em jogos para treinamento e educação), ainda sem tradução para o português, Karl Kapp, enquanto professor de tecnologias instrutivas no Departamento de Tecnologias Instrutivas da Universidade de Bloomsburg, na Pensilvânia, aborda a Gamificação na educação, bem como explica o seu conceito, evidencia métodos e estratégias de como aplicá-la em ambientes de ensino e aprendizagem.
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