A Geografia: Crescimento Urbano
Por: Russo Santa Teresa • 5/5/2018 • Trabalho acadêmico • 308 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
Trabalho de Geografia
1. Com a nova realidade urbana da população, mulheres estão tendo menos filhos, causando o declínio da taxa de natalidade. Posso citar dois motivos pelo qual esta diminuição está ocorrendo. Custo com filhos: oferecer uma boa qualidade de vida e educação a um filho no contexto urbano requer elevados gastos financeiros, devido a esse fator os pais começaram a planejar mais o número de filhos a serem concebidos. Métodos anticoncepcionais: hoje em dia existe maior circulação de informações facilitada pelos meios de comunicação e pelos próprios médicos, nesse contexto surgiram procedimentos que impediam a gestação, algo que não ocorria em áreas rurais.
2. Algumas mudanças de ordem social, econômica e cultural aconteceram, e consequentemente, resultaram na queda do número de filhos por família, fazendo com que a taxa de natalidade diminua, e abaixe a população ativa futuramente abalando a economia. O governo francês visando um futuro com uma PEA (população economicamente ativa) maior do que a PEI (população economicamente inativa), cria esta nova medida, que fará mais mulheres terem o terceiro filho, e assim, um aumento na taxa de natalidade.
3. Analisando a pirâmide etária brasileira, podemos notar que atualmente o Brasil está passando por um momento que provavelmente nunca mais ocorrerá, o bônus demográfico, que é o momento em que a estrutura etária da população atua no sentido de facilitar o crescimento econômico. Isso acontece quando há uma grande população em idade produtiva e um menor número de idosos e crianças. Porem é triste dizer que o nosso país não esta aproveitando esse momento que iria beneficiar a economia.
4. A charge mostra uma reorganização do espaço mundial, motivada pelo interesse de reduzir custos de produção. Empresas instalam suas fabricas em países emergentes, com o objetivo de explorar a mão de obra barata, causando um aumento de desemprego nos países de industrialização clássica.
...