A Geografia Urbana
Por: Maria Eduarda Pompeu • 15/8/2018 • Trabalho acadêmico • 602 Palavras (3 Páginas) • 370 Visualizações
AP2 _Geografia Urbana – 2015.2
Padrão resposta
(o termo “gabarito” não se aplica plenamente a provas discursivas)
O aluno deve estar ciente que o processo de correção leva em conta a clareza e coerência da resposta, e não apenas a mera presença “palavras” ou expressões” contidas no padrão resposta abaixo.
1 – De acordo com Roberto Lobato Correia, “no bojo do processo de urbanização, a rede urbana passou a ser o meio através do qual produção, circulação e consumo se realizam efetivamente”. Toda a economia, de um modo geral, funciona tendo como suporte a rede urbana. Cite e explique duas situações em sua vida cotidiana nas quais a rede urbana cumpriu ou cumpre papel determinante.
R) o ALUNO deve citar e explicar duas formas de consumo de bem que precisaram cumprir deslocamento pela rede urbana (ex :aquisição de livro, vindo de Rio ou SP para interior, ou de produto agrícola que realizou o percurso contrário).
2 - O qualificativo “sustentável” – e seus congêneres, como “qualidade de vida” ou “cidadã” – via de regra, tem significado, na reestruturação urbana, um processo de “reestilização” da paisagem da cidade, com a aplicação da nova estética e a construção de objetos geográficos que, entre diversas possibilidades, dinamizam o “city marketing”. Com as fábricas distanciadas do cotidiano urbano, as cidades se “suntentabilizam”, sem que isso altere a realidade social das mesmas. Disserte sobre que medida a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016 atinge a promessa do desenvolvimento urbano sustentável, apontando aspectos positivos e negativos.
R) positivos: tentativa de despoluir a Baia GB e criação do VLT (veículo leve, de baixo impacto energético e ambiental), negativos: invadir reserva Marapendi, beneficiar transporte poluente (BRT) etc.
3 – defina “especulação imobiliária”:
R) na aula consta: consiste na aquisição e retenção ou subutilização de terrenos dotados de infraestrutura urbana por agentes privados, visando sua valorização futura, para simplesmente adquirir ganhos sem qualquer trabalho. Tal atitude reduz a oferta de terras e por isso, segundo as leis básicas da oferta e da procura, as encarece cada vez mais. E assim força os segmentos de baixo poder aquisitivo a recorrer às terras baratas da periferia distante e sem infraestrutura. Em suma, a especulação imobiliária acentua a pobreza e as desigualdades sociais na cidade.
4 – Comente o argumento a seguir, apresentando dois motivos que o justifiquem: “O automóvel merece uma atenção especial para quem estuda a cidade, pois ele não é um produto industrial como outro qualquer”.
R) seu consumo se faz no espaço publico, interferindo diretamente na vida coletiva, incluindo poluição sonora, atmosférica e engarrafamentos; permite a expansão horizontal do espaço urbano (“suburbanização”); sobrecarrega cofres públicos com investimento em vias; altamente poluente e gerador de mortes e invalide.
5 - Verificamos nas últimas décadas um processo de migração de empresas, população e recursos em direção à cidades médias brasileiras, configurando um quadro que Milton Santos (1993) denominou “dissolução da metrópole”. Cite e justifique dois fatores que contribuem para tal processo.
R) consta na aula: uma cidade de predominante função industrial vai procurar difundir a imagem de um lugar próspero e estável, dotado de ampla infraestrutura, concentrador de fatores produtivos, e, sobretudo, um lugar ordeiro, de um povo disciplinado e predisposto a engajar-se na atividade laboral de forma pacífica, muito longe das agitações sindicais. De um modo geral, as cidades médias se enquadram bem nesta perspectiva, pois são menos propícias a situações consideradas adversas, mais tipicamente metropolitanas, tais como grandes congestionamentos de tráfego, poluição de diversos tipos, violência, marginalidade, tensões sociais e limites de governabilidade. Tais cidades tendem a apresentar menor grau de mobilização política da sociedade civil (SPÓSITO, 1999), sendo mais dóceis às suas lideranças políticas.
...