A Licenciatura em ensino de Geografia com Habilitações em Turismo
Por: Mec Zeneco • 27/11/2017 • Projeto de pesquisa • 4.506 Palavras (19 Páginas) • 495 Visualizações
[pic 1]
Meque Manuel Zeneco
Efeitos Sócio-ambientais Decorrentes da Ocupação Espontânea de Solos
Susceptíveis a Inundações - (2007 à 2017)
“Estudo de Caso, Bairro Bunhiça”
Licenciatura em ensino de Geografia com Habilitações em Turismo
Universidade Pedagógica
Maputo
2017
[pic 2]
Meque Manuel Zeneco
Efeitos Sócio-ambientais Decorrentes da Ocupação Espontânea de Solos
Susceptíveis a Inundações - (2007 à 2017)
“Estudo de Caso, Bairro Bunhiça
Licenciatura em ensino de Geografia com Habilitações em Turismo
Projecto de conclusão do curso com a linha de pesquisa Ambiente e Desenvolvimento Sustentável a ser entregue no Departamento para o efeito de examinação |
Universidade Pedagógica
Maputo
2017
Índice
0.0. Introdução 2
0.1. Delimitação da Pesquisa 3
0.1.1. Delimitação do tema 3
0.1.2. Delimitação da área de estudo 3
0.2. Justificativa 3
0.3. Problema 4
0.4. Hipóteses 4
0.5. Objectivos 5
0.5.1. Objectivo Geral 5
0.5.2. Objectivos Específicos 5
0.6. Metodologias da Pesquisa 5
0.6.2. Métodos de Procedimento 6
Capitulo I. Quadro Conceptual e Teórico 7
1. Principais considerações 7
1.1. Impacto Sócio-ambiental de Ocupação Espontânea de Espaços 7
1.2. Ocupação Espontânea 8
1.3. Efeitos Socio-ambientais de Ocupação Espontânea do solo 9
1.4. Risco de Inundações 9
1.5. Processo e formas de ocupação do solo 11
1.5.1. Processo de Urbanização 11
1.6. Leis e Regulamento de Ocupação e uso do Solo Urbano em Moçambique 11
CRONOGRAMA 13
Referencias Bibliográfica 14
ANEXOS OU APENDICES 16
- Introdução
O presente trabalho pretende analisar os efeitos sócio-ambientais decorrentes da ocupação espontânea dos solos propensos a inundação, fazendo-se o enfoque ao bairro Bunhiça ‘’C’’, onde mais de 98% do seu espaço encontra-se ocupado de forma espontânea.
Em Moçambique, o uso e ocupação do solo em zonas suburbanas são factos preocupantes, maior parte das cidades cresceu ou cresce de forma espontânea sem obedecer os parâmetros urbanísticos nem as características naturais do meio, resultando em inúmeros efeitos sócio-ambientais negativos para a qualidade do meio da população.
No Mancípio da Matola, devido a grande procura por espaços para habitar, fez com que as populações ocupassem espaços livres e muitas vezes sem condições próprias para habitar.
O trabalho focaliza as causas da ocupação espontânea, os problemas sociais e ambientais que estão associados a ocupação espontânea.
Após uma compreensão das causas e dos problemas, propor-se-ão algumas medidas alternativas que possam contribuir para a melhoria das condições adequadas da ocupação dos espaços susceptíveis a inundação do bairro em estudo.
O presente trabalho estrutura-se em III (três) capítulos. Na primeira parte, são apresentados os aspectos introdutórios onde fazem parte a delimitação do tema, o problema, as hipóteses levantadas, justificativa da escolha do tema, os objectivos pretendidos com o estudo assim como a abordagem metodológica usada na pesquisa.
O primeiro capítulo (I) dedica-se a construção teórica da pesquisa, onde são discutidos alguns conceitos de acordo com os diferentes autores com vista a melhor compreensão do tema a ser tratado.
O segundo (II) capítulo faz caracterização física da área do estudo, destacando-se a sua localização geográfica, os aspectos climáticos, geológicos, geomorfologicos, características demográficas e socioecónomicas.
No (III) terceiro e o último capitulo, serão feitas as análises e interpretações dos efeitos socioambientais decorrentes da ocupação espontânea dos espaços susceptíveis a inundações do Bunhiça; posteriormente serão apresentadas a conclusão, as recomendações da pesquisa. Por fim, listou-se, as bibliografias utilizadas para aprofundar e fundamentar os conhecimentos abordados no estudo.
0.1. Delimitação da Pesquisa
- Delimitação do tema
O trabalho enquadra-se no âmbito da elaboração do trabalho de fim de curso para obtenção do grau de Licenciatura em Ensino de Geografia com Habilitação em Turismo, e tem como tema, Efeitos Socio-ambientais Decorrentes da Ocupação Espontânea de Solos Susceptíveis a Inundações, Estudo de Caso do Bairro Bunhiça “C”.
- Delimitação da área de estudo
A área sobre a qual recai o estudo do caso é o Bairro Bunhiça, localiza-se no Posto Administrativo da Machava, no Município da Matola entre as seguintes coordenadas: latitudes 25°52′25′′ e 25°54′55′′ sul e as longitudes 32°29′10′′ e 32°28′25′′ a leste. Vide o no:
...