A Ocupação Territorial Brasileiro
Por: ingriddayana • 6/9/2021 • Artigo • 537 Palavras (3 Páginas) • 150 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA/PARFOR
DISCIPLINA/CÓDIGO: - FORMAÇÃO TERRITORIAL E ECONÔMICA DO BRASIL
PROFESSOR: FRANCILENE SALES DA CONCEIÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - ITACOATIARA
CARGA HORÁRIA TOTAL: 60h
PERÍODO: 01/09/2021 A 09/09/2021
Nome da(o) Discente
Ingrid dayana de souza moraes
PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO TERRITORIAL BRASILEIRA
(AP2 5,0 pts)
TEXTO BASE MATERIAL IMPRESSO OU DIGITAL
A formação territorial brasileira nos dois primeiros séculos de colonização.
(Rafael Straforini) O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram inúmeras lavouras de cana-de-açúcar no Recôncavo Baiano e no Nordeste, o que resultou na transferência da pecuária, que antes se desenvolvia na Zona da Mata nordestina, para o sertão nordestino. Neste período começa o extermínio indígena que foi tanto físico (genocídio) quanto cultural (etnocídio).
No século XVII, aconteceram as primeiras expedições denominadas bandeiras, que povoou em grande escala o território brasileiro, principalmente nas extremidades do Rio Amazonas, do Rio São Francisco e do sertão nordestino. Os portugueses, em maior número que os nativos, dominaram a região e começaram a capturar os nativos para juntos buscarem ouro e pedras preciosas
Houve um grande aumento na população do território, fato que foi causado pela descoberta de ouro e pedras preciosas em regiões hoje denominadas Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia. Esta população se alojou em povoamentos dispersos no interior do território, mas estes logo foram se esvaziando. Na medida em que as preciosidades foram se esgotando, o povo foi se dispersando.
O povoamento ocorrido no interior do território teve intenção de explorar e extrair riquezas de lá, mas este também trouxe alguns benefícios, como a abertura de estradas que dava acesso a regiões litorâneas.
No século XIX, houve a grande expansão territorial onde os territórios ao sul tornaram-se inteiramente povoados. As procuras por algodão e café se intensificaram, mas a prosperidade originada pelo algodão se finda juntamente com a guerra de independência norte-americana e em contrapartida a do café se intensifica com sua valorização na Europa. O cultivo do café incentivou o trabalho assalariado e a acumulação de capitais, o que impulsionou o desenvolvimento industrial. Este período ainda marca o início da mecanização com a instalação das ferrovias, dos telégrafos e das companhias de navegação.
DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Povoamento Brasileiro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/povoamento-brasileiro.htm
ANÁLISE CRÍTICA DO TEXTO
...