A Porção Sul do Município de Ibirité
Por: Yanis Pinto • 2/10/2016 • Trabalho acadêmico • 925 Palavras (4 Páginas) • 361 Visualizações
. COBERTURA DO USO DO SOLO NA PORÇÃO NA PORÇÃO SUL DO MUNICÍPIO DE IBIRITÉ
O meio ambiente é constantemente modificado para atender as necessidades da sociedade; o solo é essencial para o desenvolvimento das atividades ligadas à agricultura, pastagem e ocupação urbana, enfim, é primordial para as atividades antrópicas. O artigo “A alteração do uso do solo no município de Ibirité e consequências associadas”, redigido pela autora Patrícia Lage Simões, evidencia o processo acima citado ao analisar as mudanças que aconteceram e acontecem na utilização do uso do solo na cidade de Ibirité.
Esse município, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), faz limites com a capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, e com os municípios de Contagem, Betim e Brumadinho. Além disso, a porção sudeste dessa cidade faz limite com o Parque Estadual do Rola Moça. Essas cidades, que fazem parte da RMBH e limitam Ibirité, impactaram no aumento urbano e demográfico dessa cidade.
O crescimento das áreas urbanas densas de Ibirité está associado com o investimento imobiliário e industrial. O crescimento dessa mancha urbana está diretamente relacionado com a diminuição da lucratividade nos loteamentos destinados para a classe média em Belo Horizonte; com a baixa lucratividade na capital, tornou-se mais atraente investir em loteamentos populares nos municípios circundantes, portanto, a expansão urbana do município de Ibirité foi fortemente influenciada pelo capital imobiliário [PLAMBEL; 1986]. Além disso, a RMBH se beneficiou com o crescimento do desenvolvimento econômico (indústrias e serviços) a partir da década de 1970, o que também impactou fortemente nas modificações no uso do solo nesse município.
Na porção sul do município de Ibirité, o objeto de estudo do presente trabalho, nota-se transformações marcantes na paisagem dessa cidade. Esse município, caracterizado por se dedicar à atividade agrícola, sofreu interferências do desenvolvimento industrial e do crescimento populacional da RMBH. Essas interferências impactaram na dinâmica econômica de Ibirité alterando, dessa maneira, a utilidade do uso do solo nessa região. Percebe-se, por exemplo, o aumento da área urbana densa e sua expansão para o sudoeste na porção sul do município, além de ser perceptível o seu avanço em direção ao Parque Estadual do Rola Moça, uma área de preservação ambiental.
Ao analisarmos a paisagem atual, da porção do sul da cidade Ibirité, fica evidente que se faz necessário compreendermos os vetores que modificaram e continuam modificando a paisagem. Essas transformações no uso do solo são produtos das interações físicas, biológicas e sociais; o homem, como agente geográfico, está a todo o momento transformando a paisagem para atender as necessidades econômicas de determinado período.
A paisagem atual da porção do sul do município de Ibirité (FIG.1) é constituída por uma densa área urbana que se expande para o sentido Sudoeste e ao Leste (seta marrom). Nessa área densa é observável o desgaste do solo (círculo vermelho) – solo exposto – o qual está circundando por construções urbanas. Ao Leste dessa mancha urbana há presença de áreas destinadas para o cultivo (estrela laranja) e pastagem (pentágono laranja). Ao Oeste, além de serem observáveis áreas agrícolas (estrela laranja), há a presença de Matas (vegetação mais densa) e do bioma Cerrado (vegetação mais dispersa). No sentido Sudoeste, percebe-se uma aglomeração de áreas agrícolas, uma represa (ponto azul) e um processo erosivo denominado Voçoroca.
No sentido Sul, o bioma Cerrado é o componente vegetal predominante da paisagem,
...