A Psicologia Do Desenvolvimento Humano
Por: layana388 • 11/5/2023 • Seminário • 471 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
RESENHA DO ARTIGO : CICLO VITAL
NOME DO ALUNO: LAYANA DA SILVA AZEVEDO
TRABALHO DA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
PROFESORA: ROBERTA
TERESINA, 26 DE abril de 2023
ARTIGO: Ciclo Vital: Inicio,desenvolvimento e fim da Vida Humana Possíveis- Contribuições para educadores
TÍTULO: As Diferentes etapas do desenvolvimento humano
REFERÊNCIAS: Gonçalves,J.P. Ciclo Vital: Inicio,desenvolvimento e fim da Vida Humana,n° 98, pág 79-110,2016.
1.RESUMO DA OBRA
A obra oferece elementos que destacam fatores que antecedem a concepção de uma nova vida e como influenciam o processo de desenvolvimento Humano.
2. RESENHA SOBRE O ARTIGO
O Artigo começa destacando a importância do ciclo vital pelo prisma de três autores renomados Bee(1997) Papalia e Oldes e feldsman(2013) relatando que não existe um padrão fixo para o desenvolvimento humano. Ao mesmo tempo que são demarcados fases de aspecto normativo,não sendo rígidos tratando se apenas de aproximação que representam a media entre a maioria das pessoas.
O artigo inicia com uma interrogação sobre o inicio do ciclo vital,se seria na concepção ou fecundação e traz os comentários dos autores citados acima.É destacado no presente artigo várias fases,contidas em fases maiores. A primeira delas é fase germinal,período embrionário fetal,infância,adolescência e adulto.
O artigo dispõe sobre o inicio e o fim de cada fase, as principais habilidades adquiridas,desenvolvimento físico e sensorial,linguagem e as inter-relações durante todas as fases e como elas progridem ou regridem com o passar do tempo.São feitas considerações sobre a escola no que diz respeito que todos passam por lá,sendo um ambiente propício para o desenvolvimento.
Creio ser esse um artigo que traz uma compreensão bastante aprimoradas das diferentes fases da vida,sendo um dos aspectos mais positivos a não rigidez temporal das diversas fases e os diversos enquadramentos dos problemas cotidianos a diferentes fases;enaltecendo assim essa reflexão sobre as etapas já vividas e as outras que ainda estão por vir,para tentar se organizar e quem sabe planejar melhor a fase final do ciclo vital.
...