A Sobrevivência das Espécies
Por: Willianhj • 5/12/2022 • Projeto de pesquisa • 252 Palavras (2 Páginas) • 109 Visualizações
Da sobrevivência da humanidade e de todas as espécies vivas.
Desde tempos antigos o ser humano usa madeira para fins comerciais. Com o passar dos anos o crescimento populacional aumentou de forma extraordinária e à medida que aumenta o número de pessoas, derrubam-se florestas para expandir povoados, ampliar a agricultura e fornecer madeira para a indústria e para combustível.
O uso da madeira se tornou comum e acessível e isso se deu pela praticidade no manuseio, abundância de espécies de árvores e uso de equipamentos simples e sem tecnologia sofisticada. Mas o que poucos se dão conta é que os danos do impacto do desmatamento vão muito além de prejuízos financeiros.
Segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), de agosto de 2021 a julho de 2022, foram derrubados 10.781 km² de floresta, o que equivale a sete vezes a cidade de São Paulo. Esses dados são informações valiosas que devemos dar estrita atenção, pois quando se fala em desmatamento significa o fim de um bioma. Espécies de vegetações e animais são vítimas da ganância e da corrupção de pessoas que se preocupam apenas consigo mesmas. Órgãos de fiscalização e monitoramento de áreas de preservação são competentes, mas com pouco investimento e um vasto território torna quase impossível impedir a ação de criminosos.
Portanto, que usemos de discernimento fazendo a nossa parte na preservação com relação ao uso consciente de materiais de origem lícita. Assim, estaremos contribuindo para o futuro do nosso planeta e das próximas gerações.
Referência bibliográfica:
https://imazon.org.br/imprensa/desmatamento-na-amazonia-chega-a-10-781-km%C2%B2-nos-ultimos-12-meses-maior-area-em-15-anos/#:~:text=Nos%20%C3%BAltimos%2012%20meses%2C%20de,2020%20e%20julho%20de%202021. Acessado dia 16/10/2022.
...