TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A geografia contemporânea e seus principais autores brasileiros

Por:   •  19/5/2015  •  Dissertação  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  2.000 Visualizações

Página 1 de 3

História do pensamento geográfico

A geografia contemporânea e seus principais autores brasileiros

SUMÁRIO

INTRODUCÃO.................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.....................................................................................4

CONCLUSÃO..................................................................................................6

REFERÊNCIAS...............................................................................................7

Introdução

A geografia contemporânea tem como um dos focos a analise do impacto que o homem tem sobre o espaço. Quando falamos o homem nos embasamos em todos os campos que o cercam e o fazem um agente social, como o capitalismo principal agente regulador do estado.

Desenvolvimento

 A analise da geografia contemporânea vem em uma análise crítica sobre os impactos que o homem e o capitalismo causam sobre o espaço. tem um foco também sobra a situação do homem no ambiente em que vive, transpondo também sua identidade na sociedade mostrando as desigualdades, não se baseando em uma visão geral mais sim estudando de uma forma bem regional sofre as realidades da sociedade. Vem também analisar o papel e as ações que o Estado, principal gerenciador do capitalismo, age sofre diferentes aspectos sejam econômicos, ou em um âmbito diplomático.

 Vemos hoje que a geografia não trabalha sozinha, se lermos as analises geográficas vemos que a participação ativa de outras áreas, sendo a sociologia, física, história e a antropologia trabalham juntas para um estudo mais minucioso de fatos sociais e culturais. Embasados em um geografia mais aberta a análise popular e até mesmo em âmbito acadêmico, vemos ainda um panorama meio tradicional nas escolas, pouca voltada a análise crítica de inúmeros fatos que cercam os indivíduos.  Acredito eu esse ser umas das grandes batalhas a serem vencidas pela geografia do século XXI. Um estudo de fatos mais atuais em sala de aula, com a explicação do tutor, podemos criar uma sociedade mais critica e culta em determinados aspectos globais e até mesmo regionais. Voltados para a interpretações de conflitos étnicos ou de caráter político podem apreciar aspectos positivos e negativos do Estado, capitalismo e culturais, gerando assim um posicionam ente ativo e sustentável frente a sociedade. Podemos crer que algumas análises do Geógrafo Yves Lacoste podem ser levadas a um panorama atual voltado ao cenário Estudantil, pelo menos quando nos embasamos no método tradicional de algumas escolas, que podem ser de um mando do estado a alimentação do cenário anti político implantado na mente dos jovens, poucos cultos em um âmbito político e até mesmo social.

Abordando um pouco o papel geógrafos brasileiros, irei destacar o trabalho de 3 geógrafos muito importante da fase de renovação da geografia. O medico e também geógrafo Josúe de Castro, com sua obra a geografia da fome, nos mostrou de uma forma clara, as desigualdades territoriais, climáticas e geológicas de cada região do Brasil, da região Amazônica com um solo pobre em nutrientes, transferindo assim essa falta de nutrientes providos do solo para as plantas e vegetais, tendo também uma péssima distribuição agrícola.  Nos mostra o abuso no consumo de açucares na região nordeste, com um solo rico ,porém utilizado para o plantio excessivo de cana-de-açúcar, e mostrando o déficit cíclico em regiões propícias a seca em determinadas partes dos estados nordestinos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com