Análise de indicadores de desenvolvimento da região Centro-Oeste do Brasil.
Por: 131090 • 9/6/2015 • Trabalho acadêmico • 441 Palavras (2 Páginas) • 1.160 Visualizações
Análise de indicadores de desenvolvimento da região Centro-Oeste do Brasil.
Os autores tinham como objetivo central do trabalho fazer uma análise do nível de desenvolvimento socioeconômico da região Centro-Oeste do Brasil. Para isso eles utilizaram dados como: Índice de Desenvolvimento Humano, taxa de alfabetização, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, acesso à serviços básicos como saneamento e comunicações e a renda média. Para compreender o desenvolvimento conhecer os agentes decisivos e os fatores estruturais.
A discussão dos resultados divide-se em quatro partes. A primeira faz analisa as variáveis socioeconômicas da região Centro-Oeste brasileira, a segunda trata do acesso aos serviços básicos, à terceira parte faz uma análise da balança comercial regional e, a quarta parte faz uma abordagem a cerca dos entraves socioeconômicos da região.
Os autores coletaram os dados da região centro- oeste e também das demais regiões para fazer um comparativo sobre seu desenvolvimento em relação as outras. Esse levantamento de dados foi bem elaborado e não foram descartados nenhum fator que se pode dar alguma alteração nos resultados da pesquisa. Desde os dados de evasão escolar até as taxas de exportações.
Os resultados apontam que o nível de desenvolvimento da região Centro-Oeste destacasse no cenário nacional, porém ainda persistem problemas socioeconômicos. A região Centro-Oeste possui IDH alto (0, 815) e o quarto PIB entre as regiões brasileiras. Os índices socioeconômicos da região, muitas vezes considerados bons, não representam a realidade regional, tanto os dados econômicos quanto os sociais economia mostram que na região Centro-Oeste ainda persiste problemas crônicos tais como: a baixa taxa de escolaridade, alta taxa de analfabetismo e analfabetismo informal, acesso aos básicos, e baixo valor agregado aos produtos exportados.
A região apresenta grandes potencialidades para seu desenvolvimento, se destaca quando numa comparação de seus índices sociais com outras regiões brasileiras, especificamente com as regiões Norte e Nordeste, porém ainda tem que superar seus entraves socioeconômicos. De forma geral, a região Centro-Oeste apresenta dados socioeconômicos bons, se comparados a média nacional.
Ao fazer a análise do trabalho pode-se perceber claramente a necessidade de sérios investimentos nas regiões por parte do Estado, em áreas específicas e básicas. Pois somente com o desenvolvimento da população em geral poderá dizer que uma região é desenvolvida. Se levarmos em consideração apenas os resultados num geral podemos ter um resultado e se fizermos a análise mais aprofundada notaremos que as vezes o desenvolvimento de determinada região não tão verdadeiro como aparentemente os dados revelam.
Referências:
SANTOS, R.F.; SCHILINDWEIN, M.M. Análise de indicadores de desenvolvimento da região Centro-Oeste do Brasil. Revista da Universidade Vale do Rio Verde. Vol.12, n. 1, jan-jul 2014. Disponível em < http://revistas.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1437/pdf_175>. Acesso em 15 mai. 2015.
...