Aracaju
Projeto de pesquisa: Aracaju. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristhacdark • 16/7/2014 • Projeto de pesquisa • 2.864 Palavras (12 Páginas) • 208 Visualizações
Aracaju
Município de Aracaju
"Cajueiro dos Papagaios"
Brasão
Bandeira
Hino
Aniversário
Fundação
17 de março de 1855
Gentílico
aracajuano
Lema
Pax et Labore (Paz e Trabalho)
Prefeito(a)
Edvaldo Nogueira (PC do B)
Localização
01° 27' 21" S 48° 30' 14" O
Estado
Sergipe
Mesorregião
Leste Sergipano
Microrregião
Aracaju
Região metropolitana
Região Metropolitana de Aracaju
Municípios limítrofes São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro
Distância até a capital Não disponível
Características geográficas
Área
174 km²
População
505.286 hab. est. 2006
Densidade
2.903,9 hab./km²
Altitude
4 metros
Clima
tropical As'h
Fuso horário
UTC -3
Indicadores
IDH
0,794 PNUD (2000) 1° do SE
PIB
R$ 4.190.570.000,00 IBGE (2004)
PIB per capita
R$ 8.519,00 IBGE (2004)
Aracaju é um município brasileiro e capital do estado de Sergipe. Localiza-se no litoral, sendo cortada por rios como o Sergipe e o Poxim. De acordo com o IBGE, a estimativa do número de habitantes na cidade é de aproximadamente 540.000 habitantes. Somando-se as populações dos municípios que formam a Grande Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras e São Cristóvão, o número passa para algo em torno de 850.000 pessoas.
•
[editar] Etimologia
A palavra "Aracaju" deriva da expressão indígena "ará acayú", que em Tupi-Guarani significa "Cajueiro dos Papagaios". O elemento "ará" significa "Papagaio" e "acayú", "fruto do cajueiro".
[editar] Histórico
A história da cidade de Aracaju está fortemente relacionada à da cidade de São Cristóvão, pois era esta a antiga capital da Província de Sergipe del Rey, atual estado de Sergipe. Foi a partir da decisão de mudança da cidade que abrigaria a capital provincial que Aracaju pôde existir e cresceu.
[editar] São Cristóvão
No início da ocupação de povos não-indígenas onde hoje se encontra Aracaju e cidades vizinhas, esta região estava sob a jurisdição da Capitania da Baía de Todos os Santos, que hoje é o estado da Bahia. A princípio, essa região era território do cacique Serigi, que dominava desde as margens do Rio Sergipe até a do Rio Vasa-Barris.
Em 1590, Cristóvão de Barros atacou as tribos do cacique Serigi e de seu irmão Siriri, matando-os e derrotando-os. Assim, no dia 17 de março de 1590, Cristóvão Barros fundou a cidade de São Cristóvão junto à foz do Rio Sergipe e define a Capitania de Sergipe, ainda subordinada à Capitania da Baía de Todos os Santos. Mais tarde, a localização foi transferida para as margens do Rio Poxim e, enfim, para o Rio Paramopama, afluente do Rio Vasa-Barris.
Assim, São Cristóvão torna-se a capital da província. Diferente do que aconteceu nos outros estados da Região Nordeste, a capital de Sergipe fica a mais de 20 km de distância do mar, não possuindo praias, seus portos, por onde passavam navios, ficavam nos rios.
[editar] De povoado à capital
As terras onde hoje se encontra Aracaju originaram-se de sesmarias doadas a Pero Gonçalves por volta do ano de 1602. Eram compostas de 160 quilômetros de costa, mas em todos as margens não existia nenhuma vila, apenas povoados de pescadores.
Igreja de Santo Antônio, onde teria sido o início de Aracaju
No ano de 1699 tem-se notícia de um povoado surgido às margens do Rio Sergipe, próximo à região onde este deságua no mar, com o nome de Santo Antônio de Aracaju. Seu capitão era o indígena João Mulato. Em meados do século seguinte, em 1757, Santo Antônio de Aracaju vivia sem maiores crescimentos e já era incluída como sítio da freguesia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Tomar do Cotinguiba
Na então capital de Sergipe, São Cristóvão, estava-se tendo dificuldades com relação aos portos. Como a capital ficava no interior do estado, somente através de rios podia-se transportar navios, o que era um inconveniente, uma vez que os maiores navios não podiam atingir os portos, por conta da tonelagem, fazendo os portos sergipanos servirem apenas para pequenas embarcações.
A partir e 1854, a praia que hoje é de território de Aracaju, perto da foz do Rio Sergipe, despertou grande interesse do governo da Província de Sergipe, que transferiu a Alfândega e a Mesa de Rendas Provinciais para aquele local e construiu uma Agência do Correio e uma Sub-Delegacia Policial. Além disso, um porto foi construído
...