Areas verdes e sua importancia
Por: MarcosPiTKE • 11/5/2015 • Artigo • 1.894 Palavras (8 Páginas) • 624 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Com um crescimento populacional nas ultimas décadas (IBGE, 2010) a cidade de Teresina-PI agravou a sua condição climática, proporcionando um aumento no desconforto térmico devido às modificações nas suas características naturais de seu sitio. As características climáticas de Teresina associadas ao crescimento desorganizado da cidade e a falta de planejamento de seus gestores, vem agravando as condições de elevado desconforto térmico à sua população. A sociedade, em constante mutação, tem conferido feições diversas às áreas verdes de uso público ao longo do tempo. Dentre as inúmeras vantagens das áreas verdes, Guzzo (1999, p. 1 - 2) considera três principais: ecológica, estética e social.
Nesse trabalho, objetivamos avaliar a importância das áreas verdes no clima da cidade de Teresina-PI e um estudo no Bairro do Dirceu Arcoverde I e II, trazendo benefícios relevantes dos espaços verdes no processo de amenização climática no meio urbano, pela criação de microclimas agradáveis, que contribuem de forma significativa para o conforto térmico na própria cidade e nas proximidades dessas áreas.
As áreas verdes dentro do ambiente urbano, principalmente nas grandes cidades desempenham inúmeras funções sociais contribuídos para o bem estar da população, além de apresentar várias funções ambientais, ajudam a regular o clima das cidades, minimizar a ilha de calor, diminuindo o consumo de energia para a climatização, contribuem para a redução de certos poluentes atmosféricos e a poluição sonora e oferecem também benefícios ao nível ecológico.
Com isso ao analisar os espaços verdes do bairro do Dirceu Arcoverde I e II é necessário fazer um estudo climático das áreas verdes públicas e suas funções na estruturação da cidade e a partir de sua inserção como elemento necessário ao bairro, considerando-se a percepção da população e de seus gestores, e verificar a influência destes espaços nas condições microclimáticas da área envolvente e relacionar as características dos espaços analisados com a frequência e tipo de uso dos utilizadores frequentes.
- PROBLEMÁTICA
Ao olhar a cidade devemos refletir sobre o crescimento da população e da urbanização em relação à importância das áreas verdes, para amenizar o desconforto térmico provocado pelo crescimento urbano. Assim a cidade de Teresina-PI possui características qualitativas em seu clima que lhe são peculiares, pois está se localiza em uma região de influência do Clima tropical equatorial (MENDONÇA/DANNI-OLIVEIRA, 2007), e apresenta alternadamente um clima úmido e seco, com um período seco de seis a oito meses. Porém o que torna o clima peculiar é seu elevado valores de temperatura registrada no segundo semestre do ano, nos meses de setembro a dezembro. Os elevados valores de temperatura registrado em Teresina ao longo do ano possibilitam o desconforto térmico e provoca um estresse térmico por grande parte da população desprovida de condições tecnológicas e materiais necessários para amenizar os impactos térmicos gerados pela cidade. Torna-se importante das áreas verdes e sua manutenção para melhorar tal desconforto térmico local e amenizar de maneira significante o clima da própria cidade.
- OBJETIVOS
O objetivo geral deste trabalho é analisar a importância das áreas verdes contribuindo para amenizar os impactos no clima provocados pela urbanização da cidade de Teresina-PI, e estudar o caso no bairro do Grande Dirceu Arcoverde, especificamente nos bairros Parque Itararé e Parque Ideal, considerando distribuição do seu sitio e analisar as alterações na temperatura média do ar, temperatura mínima do ar, temperatura máxima do ar, umidade relativa do ar e precipitação pluviométrica ocorridas na dinâmica espacial e temporal do clima provocadas pela urbanização e distribuição das áreas verdes com sua importância para o conforto térmico local.
Para cumprir com o objetivo principal faz-se necessário desenvolver os seguintes objetivos específicos:
- Discutir os estudos de urbanização e áreas verdes no Brasil;
- Identificar o nível de urbanização e as áreas verdes em Teresina-PI, relacionando-as com a tendência dos elementos do clima;
- Destacar a urbanização e as áreas verdes no bairro do Parque Itararé e Parque Ideal no Grande Dirceu Arcoverde, relacionando-as com a tendência dos elementos do clima e conforto térmico local;
- JUSTIFICATIVA
Segundo (IBGE, 2010) a cidade de Teresina-PI apresentou um crescimento populacional nas últimas décadas contribuindo para a urbanização, e no bairro Grande Dirceu Arcoverde também apresentou consequentemente um crescimento de sua população. Contudo, a cidade de Teresina tem uma característica peculiar em sua temperatura com valores elevados, assim com a função de amenizar os impactos da urbanização no clima da cidade, as áreas verdes apresentam condições microclimáticas favoráveis ao conforto térmico da população local e para própria cidade.
Monteiro (1976) descreve que o clima urbano é um sistema mais abrangente, evolutivo, dinâmico e adaptativo ao outro, contudo a construção de novos prédios implica na substituição do natural para o artificial, e assim modifica consigo as condições climáticas do local. Porém, as áreas verdes distribuídos pela cidade tem a funcionalidade de contribuir para amenizar os impactos climáticos na cidade e proporcionar um conforto térmico local. Assim as áreas verdes tem uma função social e ambiental para população.
- REFERENCIAL TEÓRICO
O presente trabalho apresenta os aspectos conceituais que definem e caracterizam o clima urbano, conforto térmico e as principais funções das áreas verdes urbanas. Segundo Monteiro (1976), o homem influencia o clima com diversas ações e atividades como, por exemplo, do condicionamento artificial de prédios, o aumento de veículos particulares nas ruas. Estes fatos têm efeitos marcantes nas cidades modernas, e Teresina como um destes sítios urbanos em desenvolvimento, também apresenta problemas no clima por influencias antrópica.
...