As Áreas Ecúmenas e Anecúmenas
Por: Vitor Barboza • 22/3/2022 • Abstract • 371 Palavras (2 Páginas) • 741 Visualizações
Página 1 de 2
As áreas ecúmenas e anecúmenas
- Um antigo conceito grego, utilizado ainda hoje, divide o planeta em duas porções: a porção habitável - o ecúmeno, do grego oikoumêne, que significa "habitada (a Terra)", ou seja, a área habitável ou já habitada da Terra - e o anecúmeno, que é composto por áreas desprovidas de povoamento ou que, devido às suas condições naturais, abrigam pouquíssimos indivíduos.O termo ecúmeno, portanto, refere-se às áreas da superfície terrestre que já foram, estão sendo ou ainda virão a ser ocupadas pelo homem - com a finalidade de ali se instalar ou, então, de explorá-las economicamente. Geralmente, essas regiões têm boas condições para a ocupação: relevo plano, latitudes médias e proximidade às bacias hidrográficas. O avanço da tecnologia proporcionou ao homem o poder de transformar praticamente todo o planeta em uma imensa área ecúmena. Existem atualmente poucos locais para ainda serem ocupados - e, geralmente, estão localizados nos pólos (como a Antártida), nas altas montanhas, nos desertos (como o Saara) e nas densas florestas (como a Amazônia).
- http://profluchi.blogspot.com
- https://brainly.com.br
Alguns exemplos
Áreas ecúmenas Áreas anecúmenas
[pic 1]
Um exemplo de ecúmena:
[pic 2]
- Um exemplo de ecúmena na América do Norte é a cidade de Nova York, a mais populosa do estado homônimo e dos Estados Unidos da América, e a segunda maior concentração urbana do continente americano. Têm uma poblação de 8.537.673 habitantes. Ela tem um clima continental úmido, resultado dos constantes ventos que trazem ar frio do interior do continente americano, tem invernos frios, mas a localização costeira da cidade mantém as temperaturas um pouco mais quentes. É considerada uma cidade global, devido à sua influência mundial na mídia, política, educação, entretenimento, artes e moda.
E área anecúmenas:
[pic 3]
- Groelândia, que significa "nossa terra" em dinamarquês. É uma gigantesca ilha (a maior do mundo) que pertence geograficamente à América do Norte. A costa é em sua maioria rochosa, e a região é 81% coberta de gelo. Tem um clima polar e sua vegetação é composta de tundras e taigas, espalhada pelo território. Os principais recursos naturais são os animais marinhos que lá vivem, além de recursos mineirais, como o chumbo e o carvão. Lá também é possível ver a magnífica aurora boreal.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com