As Atribuições do nutricionista e Situação alimentar do Brasil
Por: Pauloeducanutri • 21/3/2020 • Exam • 603 Palavras (3 Páginas) • 188 Visualizações
Exercícios de fixação
Nome: Paulo Roberto Oliveira Junnior
Assuntos: Atribuições do nutricionista e Situação alimentar do Brasil
- Vários processos envolvidos nas transições epidemiológica, demográfica e nutricional ocorrem simultaneamente no decorrer da história. Sobre os aspectos envolvidos nestas transições:
- Caracterize as 4 fases da transição demográfica.
Fase 1- É conhecida como fase da Pré Transição é caracterizada por obter elevadas taxas de natalidade e mortalidade.
Fase 2- Chamada de Aceleração Demográfica ocorre um crescimento da população pois mantém a taxa de fecundidade e nessa fase ocorre uma diminuição das taxas de mortalidade, o que indica o crescimento da população.
Fase 3- Conhecida como Desaceleração Demográfica, nesta fase ocorre uma queda nas taxas de natalidade e baixa taxa de mortalidade o que demonstra o aumento da população idosa.
Fase 4- É considerada como Estabilização da População, nesta fase ocorre um controle do crescimento demográfico, pois as taxas de fecundidade e mortalidade se equilibram.
- Cite os principais padrões de morbimortalidade característicos da transição epidemiológica no Brasil atualmente.
O processo engloba três mudanças básicas: substituição das doenças transmissíveis por doenças não transmissíveis e causas externas; deslocamento da carga de morbi-mortalidade dos grupos mais jovens aos grupos mais idosos; e transformação de uma situação em que predomina a mortalidade para outra na qual a morbidade é dominante.
A princípio, o declínio da mortalidade concentra-se seletivamente entre as doenças infecciosas e tende a beneficiar os grupos mais jovens da população, que passam a conviver com fatores de risco associados ás doenças crônico-degenerativas e, na medida em que cresce o número de idosos e aumenta a expectativa de vida, as doenças não transmissíveis tornam-se mais frequentes.
- Cite os fatores relacionados à transição nutricional que tem caracterizado a situação alimentar no Brasil hoje.
São observadas alterações na qualidade e na quantidade da dieta, e, associadas a mudanças no estilo de vida, nas condições econômicas, sociais e demográficas, observam-se repercussões negativas na saúde populacional. Alterações nos padrões dietéticos nutricionais da população brasileira de todos os estratos sociais e faixas etárias vêm sendo analisadas no processo da transição nutricional. Essa transição nutricional caracteriza-se pela redução nas prevalências dos déficits nutricionais e aumento expressivo de sobrepeso e obesidade. Com a alteração da característica da dieta, observa-se uma acentuada redução do nível de atividade física. Em resposta às modificações no padrão de comportamento alimentar e da drástica redução na prática de atividades físicas, a transição nutricional trouxe mudanças do perfil de saúde da população brasileira, sendo que o aumento das prevalência do sobrepeso e da obesidade são os principais legado dessa transição.
- Sobre a atuação do nutricionista na saúde coletiva:
- Cite os locais onde o nutricionista pode trabalhar no setor público.
O nutricionista pode promover a saúde por meio de campanhas, programas, pesquisas e atendimento juntamente com outros profissionais de outras áreas, vigilância sanitária, NASF, ESF, SISVAN, instituições de geriatria, prefeituras, fiscalização da profissão.
- Considerando as 3 subáreas da Nutrição e Saúde Coletiva citadas na Resolução 600/2018, cite 2 funções que o nutricionista pode desenvolver nas:
- Políticas e programas institucionais:
- Propor, implantar e coordenar as atividades relacionadas a gestão de políticas e programas de alimentação e nutrição;
- Desenvolver ações de alimentação e nutrição, conforme diretrizes das políticas e programas institucionais pública e privadas e normas e legislações vigentes.
...