Atividade na terceira idade
Por: canaca • 19/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 2.282 Palavras (10 Páginas) • 432 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL.
STELA SOUSA BENEVIDES.
A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.
[pic 3]
PIRIPIRI-PIAUÍ
2015
STELA SOUSA BENEVIDES.
A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.
Trabalho apresentado ao Curso de serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estatística e indicadores sociais, processo de trabalho e SSOC, comunicação na prática do assistente social.
Prof. Amanda Boza, Clarice Kernkamp, Valquiria Caprioli.
PIRIPIRI-PIAUÍ
2015
SUMÁRIO
IDENTIFICAÇÃO...................................................................................4
INTRODUÇÃO..................................................................................5
DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA............................6
OBJETIOS GERAL E ESPECÍFICO...................................................7
JUSTIFICATIVA................................................................................8
METODOLOGIA...............................................................................9
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA...............................................................10
CRONOGRAMA DE PESQUISA.......................................................11
ORÇAMENTO.................................................................................12
RESULTADOS ESPERADOS...........................................................15
REFERÊNCIAS................................................................................16
IDENTIFICAÇÃO
Título do projeto - A gravidez na adolescência.
Tema do projeto - A gravidez na adolescência, a maternidade precoce.
Elaboração do projeto - Stela Sousa Benevides.
Data de elaboração – 20/08/2015 a 19/10/2015.
Clientela – Adolescentes com 10 a 19 anos de idade.
INDRODUÇÃO
O exposto projeto terá como objeto de estudo adolescentes que precocimente tiveram suas vidas transformadas fisicamente e psicológicamente com uma gravidez inesperada ou muitas vezes indesejadas, diante de uma situação desesperada muitas vezes essas adolescentes recorrem ao aborto onde colocam em risco sua vida. Nos últimos anos a gravidez na adolescência se tornou um assunto de muito debate e alvo de políticas públicas em praticamente todo o mundo, é um problema mundial de saúde pública, pois atinge na maioria das vezes sempre as classes com mais vulnerabilidade social ou seja, os mais carentes e menos alfabetizados.
Mesmo nos dias atuais com todas as informações e campanhas sobre o referido assunto o número de adolescentes grávidas no nosso país ainda é muito grande, pois muitas delas conhecem os contraceptivos mas não sabem como usa-lós corretamente.
.
DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A adolescência é uma etapa da vida que o ser humano esta em constante desenvolvimento tanto físico como psicológico. Considera-se a adolecência uma etapa de vida entre a infância e a vida adulta, dos 10 aos 14 anos de idade se tem a pré-adolescência e dos 15 aos 19 anos a adolescência propriamente dita. A adolescência é uma fase onde os hormônios começam a borbulhar, a busca pelo novo e proibido se torna atrativo e é nesse período de transformação que observa-se a gravidez ocorrendo cada vez mais cedo, nessa situação o relacionamento com os pais que se torna bastante complexo. Os pais muitas vezes se sentem ansiosos e desorientados sem saber como administrar tal situação.
A família é o primeiro referencial para que o adolescente possa enfrentar suas experiências, onde se faz necessário o diálogo entre pais e filhos para que haja confiança de ambas as partes, onde todas as suas dúvidas possam ser esclarecidas e que os mesmos não busquem informações erradas com terceiros.
Outro fator importante é a escola que na maioria das vezes não dispõe de estrutura adequada para acolher uma adolescente grávida. O resultado disso é o abandono do estudo durante ou até mesmo após a gestação, trazendo consequências futuras.
Muitas adolescentes vêem a gravidez como uma válvula de escape para uma realização pessoal, mas quando se deparam com as responsabilidades da gestação ficam assustadas, não conseguem imaginar o quanto a maternidade precosse gera impactos econômicos, educacional-escolar e social.
Mesmo no século XXI, o número de adolescentes grávidas não para de crescer, no Brasil de cada quatro mulheres que dão à luz uma tem menos de vinte anos, essas meninas não são mais crianças e nem pouco adultas, estão em transformação e prestes a serem mães, a brincadeira de boneca passa a ser vida real, a fantasia deixa de existir e nesse momento gera medo, angústia, solidão e rejeição.
OBJETIVOS
GERAL:
- Descrever e realizar um levantamento bibliógrafico para que se possa conhecer os motivos e razões das quais levam adolescentes a engravidar precocimente.
ESPECÍFICOS:
- Identificar se a relação entre família, escola e sociedade enfluenciam para uma gravidez precose;
- Verificar como a gravidez na adolescência pode influenciar no precesso de transformação nessa fase da vida;
- Esclarecer como a família tem um papel fundamental, pondo como fator principal o diálogo entre pais e filhos.
JUSTIFICATIVA
O exposto projeto servirá de apoio para novos estudos, buscando eficiência e clareza no que diz respeito a gravidez na adolescência. Será considerada a atenção a gravidez na adolescência toda estratégia de intervenção que se comprometa com a prevenção da gravidez indesejada e também com a saúde das adolescentes durante a gravidez.
Percebe-se a importância de um estudo que atente para o que tem sido feito com relação ao crescente número de adolescentes que estão engravidando todos os dias. Mesmo nos dias atuais, pode-se afirmar que os jovens não tem informação sexual? Essa pergunta é inevitável, com tantas informações repassadas pela mídia (tv, internet, revistas, jornais e etc...), por que adolescentes continuam engravidando se o acesso a informações é justamente o mais fácil hoje em dia.
...