CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
Por: Ivana Rodrigues • 22/11/2018 • Trabalho acadêmico • 961 Palavras (4 Páginas) • 173 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
Curso: Geografia
Maria Cristina Antunes dos Santos – RU-1183946
TCC - PROJETO
GUAÍBA
2016
SUMÁRIO
1TEMA...................................................................................................03
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA................................................................03
2 PROBLEMATIZAÇÃO........................................................................03
3JUSTIFICATIVA..................................................................................03
4OBJETIVOS.......................................................................................03
4.1 OBJETIVO GERAL..........................................................................03
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS............................................................03
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..........................................................04
6METODOLOGIA.................................................................................06
7REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................07
1 TEMA–EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
2PROBLEMATIZAÇÃO
Buscar saber o que a leitura da geografia pode oferecer para o projeto: Leitura e conscientização o impacto de uma situação diferenciada.
3JUSTIFICATIVA
Por pensar e discutir a epistemologia da Geografia junto ao ensino e suas correlações com o currículo, a partir da compreensão do porque da mesma não ser percebida no espaço escolar com maior importância. Vários podem ser os argumentos; dentre ele os problemas epistemológicos, tais como a falta de precisão do objetivo e de seu objeto, além de dicotomias entre sociedade x natureza e Geografia física x Geografia humana.
4OBJETIVOS
4.1OBJETIO GERAL
Fornecer as bases epistemológicas da Geografia, apontando as implicações filosóficas das diferentes abordagens metodológicas nessa disciplina.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
►Discutir as características e especificidades dos referenciais teóricos e metodológicos da Geografia.
►Analisar as especificidades, particularidades da natureza da pesquisa geográfica.
►Pensar a importância do método, bem como conhecer e compreender as metodologias e técnicas de pesquisa em Geografia, procurando estabelecer exercícios teórico e prático.
5FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para fazer uma pesquisa em torno das questões curriculares e sua relação com a Geografia, se faz imprescindível uma revisão epistemológica, bem como algumas análises dos desdobramentos desta influência no ensino, já que alguns dos problemas que condicionam as questões referentes ao ensino de Geografia parecem de cunho epistemológico.
Inicialmente, discute-se a perspectiva da Geografia Tradicional percebendo como a mesma ainda influencia nas práticas curriculares nos dias atuais. A Geografia Tradicional como um todo, compreende elementos de duas grandes correntes do pensamento geográfico, uma Geografia positivista e outra neopositivista.
Segundo Andrade (1987).”Três elementos fundamentais são recorrentes no discurso que apresenta o fato moderno: o caráter de ruptura, a imposição do novo e a pretensão de alcançar a totalidade”.
Modernização são perturbações, relações quentes, do aqui e agora e que vão romper com os propósitos da sociedade. O Renascimento vai discutir acerca dos fundamentos filosóficos da Geografia científica com base em uma Geografia tradicional inicialmente descrita por Ptolomeu denominada como cosmografia, caracterizada por métodos matemático-cartográficos. A geografia de Ptolomeu estava centrada numa visão bem geral. Para ele não era interessante as particularidades.
Daí a importância da cartografia ao se buscar o lugar correto das coisas. Posteriormente a esta escola surge uma nova discussão em torno das obras de Estrabão que se fundamentam aos aspectos teóricos dos traçados dos mapas e os métodos topográficos, além das descrições do mundo conhecido na época. Modelo histórico-descritivo.
Após este breve relato acerca da epistemologia da Geografia, é importante pensar como estes elementos influenciaram as questões curriculares da disciplina. Estes elementos são evidenciados a partir dos livros didáticos, principalmente no que concerne aos conceitos a serem memorizados, a ideia seria decorar todos os continentes (divisão regional), seus respectivos tipos de clima, vegetação, relevo, hidrografia, os países, etc. No caso do Brasil, ainda tem-se que memorizar as regiões, os Estados e suas respectivas capitais.
Quando da incorporação da Geografia teorética quantitativista ao processo de ensino-aprendizagem, estes elementos permaneceram e outros foram incorporados, tais como contagens populacionais, bem como o IDH ou Densidade Demográfica, por exemplo, além disso as tabulações de recursos naturais e questões que pertencem aos diversos países do mundo.(CLAVAL, 2011)
Foi só a partir da Geografia crítica que estas questões começaram a ser colocadas em discussão, quando o pensamento passou a se direcionar de forma crítica, baseada em discutir o capitalismo, o processo industrial, a segregação sócio espacial, iniciando a emergência de transformação social, diante do modelo vigente. Nessa perspectiva, são colocadas em questão as relações entre dominantes e dominados.
...