CULTURAS DE TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS REGIÃO NORTE
Por: Nandhda • 31/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 594 Palavras (3 Páginas) • 301 Visualizações
CULTURAS DE TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS
REGIÃO NORTE
ACRE:
Músicas: Grupo Capú, grupo de meninos da Capoeira. Eles foram eles o primeiro grupo de Rock com músicas autoral do Estado do Acre. Os Barbaros e os Mugs.
Comidas: Carne de Sol; Baião de dois; Panelada (buchada de boi); Feijão ao leite de – castanha do Brasil; Pato no tucupi; Rabada no tucupi; Cozidão; Pirarucu à Casaca e ao leite – de – castanha do Brasil.
Danças: existem muitas danças típicas que sofreram importante influência dos povos indígenas. Os principais ritmos da região são o calipso, o carimbó, a marujada e as toadas.
Lendas: Mapinguari; Gogó De Sola; A Alma De Bom Sucesso; A Rasga-Mortalha; Cipó Hoasca; A Tiranabóia; Acoã; O Boto; Caipora; Cobra Grande; O Caboré;
Brincadeiras: Batatinha Frita; Curupira; Quatro Cantos;
AMAPÁ:
Músicas: Raízes do Bolão; Zunkerada, Bicha do Brega.
Comidas: Os pratos típicos amapaenses compõem a culinária amazônica e possuem similaridade com a culinária de outras regiões do Brasil, em especial, do estado do Pará. O mais representativo prato típico do estado é o açaí acompanhado de farinha de mandioca e alguma proteína, como peixes, camarão regional, frango ou carne vermelha; camarão no bafo; maniçoba, o pato no tucupi, o tacacá e a pupunha com café; Talvez pela secular migração nordestina para a região amazônica, receitas como o vatapá e o caruru são comuns no estado e considerados pratos típicos.
Danças: O ciclo do Marabaixo é a maior manifestação cultural do Estado do Amapá. É um ritual de origem africana, que compõe algumas festas católicas populares em comunidades negras da área metropolitana da cidade de Macapá, capital do Estado. A dança e o canto do Marabaixo constituem o lado profano da Festa do Divino e acontecem integradas a esta comemoração.
Lendas: O Poraquê; A Cobra Sofia; A Lenda Do Manganês; O Tarumã; A Família Do Boto Tucuxi.
Brincadeiras: Curupira; Quatro Cantos.
AMAZONAS:
Músicas: o forró, o swing e o calipso, o brega, a toada do Boi de Parintins e o carimbo.
Comidas: Caldeirada de cozidos de peixes acompanhado de pirão; Baião de dois; Pão francês com tucumã e queijo coalho; Tapioca feita com a massa da mandioca e recheada de tucumã e queijo coalho, ou sozinha na manteiga; Pirarucu de Casaca.
Danças: dança das pretinhas de Angola, o bangüê, o batuque, o marabaixo, o gambá, o carimbó, o siriá, a chula marajoara, a dança do coco, a ciranda, o lundu, a marujada de Bragança (chorado, retumbão, mazurca, valsa, xote, contra-roda), o marambiré, o obaluaiê, o samba do cacete, a dança dos vaqueiros de Marajó e outras tantas. Isso sem falar no brega e no forró, que são muito populares na região.
Lendas: A Lenda do Uirapuru; A Lenda da Matinta Pereira; A Lenda do Boto; A Lenda da Cobra Grande; Lenda da Vitória Régia.
Brincadeiras: Curupira; Tucuxi; Pirarucu.
PARÁ:
Músicas: Carimbó; Guitarrada e Lambada; Lundu marajoara; Siriá; Tecnobrega; Brega Pop.
Comidas: Pato no tucupi; Maniçoba; Caruru; Tacacá; Vatapá; Chibé.
Danças: Batuque Amazônico; Carimbó; Dança da Angola; Dança das Taieiras; Lundu Marajoara; Maçarico; Marambiré; Marujada; Obaluaiê; Retumbão; Samba do Cacete; Siriá; Xote Bragantino.
Lendas: Boiúna (Cobra Grande); Boto; Capelobo; Matinta Perêra; Iara ou Mãe D’Água; Curupira; Mula-sem-cabeça e Vitória-Régia.
Brincadeiras: Balão; Bolinha de Gude; Seu rei; Cabo de Guerra; Balão; Esconde-esconde; Gato e rato; Carrocinha de Picolé; Papagaio 2; Laranja Madura.
RONDÔNIA:
Músicas:
Comidas: Caruru; Tacacá; Caldeirada-de-Tucunaré; Manguzá.
Danças: Marujada, Carimbó e Cirandas.
Lendas:
Brincadeiras:
RORAIMA:
Músicas:
Comidas:
Danças:
Lendas:
Brincadeiras:
TOCANTINS:
Músicas:
Comidas:
Danças:
Lendas:
Brincadeiras:
REGIÃO NORDESTE
ALAGOAS:
Músicas:
Comidas:
Danças:
Lendas:
Brincadeiras:
BAHIA:
Músicas:
Comidas:
Danças:
Lendas:
Brincadeiras:
CEARÁ:
Músicas:
Comidas:
Danças:
Lendas:
Brincadeiras:
MARANHÃO:
Músicas:
Comidas:
Danças:
Lendas:
Brincadeiras:
PARAÍBA:
Músicas:
Comidas:
Danças:
Lendas:
Brincadeiras:
PERNAMBUCO:
...